COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA USANDO PYTHON - Oferecimento 02

Responsável: CAROLINA ZABINI

COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA USANDO PYTHON

Horário das aulas: SÁBADOS PELA MANHÃ, DAS 8H00 ÀS 12H00

Pretende-se que o aluno consiga familiaridade com os principais conceitos de programação e consiga aplicá-los para organizar suas análises usando um computador. O curso deve produzir uma familiaridade com a linguagem Python e suas principais funcionalidade para cálculos científicos. A partir daí o aluno poderá se aprofundar nos detalhes dos pacotes específicos para suas necessidades após ter aprendido o funcionamento geral e o uso da documentação.

• Ementa: Elementos fundamentais de programação: variáveis, código, funções. Organização do programa, controle de fluxo e programação funcional. Variáveis e operações específicas dos pacotes Numpy e Scipy.Apresentação de gráficos bidimensionais e tridimensionais. Leitura e escrita de arquivos de dados e gráficos. Filtragem, suavização e interpolação de sinais. Funções matemáticas e sistemas lineares.Técnicas de agrupamento e ordenação (PCA). Técnicas de identificação (sistemas dinâmicos, caóticos). Introdução à estatística e testes de hipóteses. Análise de variância com um ou vários fatores. Exemplos de aplicações da linguagem. .
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: DIFUSÃO CIENTÍFICA.
  • Público-alvo: Alunos de graduação em Ciências Biológicas ou Geologia; interessados em geral..
  • Hotsite do curso: www.ige.unicamp.br
  • Professor(a) responsável: CAROLINA ZABINI
  • Professor(es) do curso: ALYSSON FERNANDES MAZONI.

Tipo de Curso de Extensão

Local do curso