Comunicado à comunidade do IG

Comunicados IG

À Comunidade do IG,

Conforme anunciado na semana passada, foi realizado mapeamento das disciplinas que poderiam, em princípio, ser oferecidas por meio de EAD.

Esse levantamento encerrou-se no dia 22 de março com propostas de mais de 60 disciplinas da graduação e mais de 40 de pós-graduação que poderiam, em princípio, ser parcial ou integralmente oferecidas remotamente.

Deve-se registrar que toda a Universidade tem envidado esforços para minimizar os prejuízos causados pela paralisação das atividades presenciais. A orientação da Universidade tem sido a de facultar às Unidades a melhor forma de ofertar disciplinas remotas.

Foi com esse espírito que se realizou o mapeamento no IG, cujos resultados foram consolidados e analisados pelas Comissões de Graduação e de Pós-Graduação do Instituto em reuniões realizadas na segunda-feira, dia 23 de março.

Ainda nesse mesmo dia, a compilação do mapeamento foi apresentada e discutida em uma reunião mais ampla com as chefias de Departamentos, coordenadores de Comissões e direção do Instituto para definir encaminhamentos e próximos passos.

Foram levantados vários temas que devem ser levados em conta para que o oferecimento de disciplinas por EAD seja o mais bem planejado possível.

Nesse sentido, as seguintes diretrizes gerais foram acordadas:

a)  a oferta de disciplinas remotas é facultativa aos docentes e se concentrará preferencialmente na parte teórica, levando sempre em conta as condições de interface e de comunicação com os estudantes;

b)  atividades de laboratórios, trabalhos de campo e estágios serão retomadas quando da volta à normalidade das atividades presenciais;

c)  cada docente contatará os estudantes matriculados nas respectivas disciplinas para apresentar a proposta de EAD, identificar possíveis problemas e buscar soluções que garantam inclusão e manutenção da qualidade do ensino;

d)  as atividades serão programadas para que os estudantes possam acessar o material via “sala de aula” do Google ou Moodle, como normalmente é feito na Unicamp (ou por outro meio em casos de dificuldade de acesso a essas plataformas);

e)  o programa EAD do IG permitirá que o acesso ao material didático seja feito em diferentes momentos e com tempo suficiente para interação com docentes e PED e para as eventuais entregas que serão solicitadas;

f)  não serão empregadas técnicas de EAD que demandem banda larga ou acesso em tempo real à Internet;

g) as Comissões de Graduação e Pós-Graduação farão monitoramento permanente do programa de EAD sempre com intuito de responder a demandas e realizar ajustes quando necessário, atuando junto ao(à) professor(a) e à Universidade na busca das soluções para inclusão do corpo discente às plataformas digitais;

h) o IG buscará apoio para os estudantes junto às instâncias apropriadas da Unicamp  para o melhor aproveitamento possível em cada disciplina

Em princípio, e seguindo orientação da administração central da Universidade, as disciplinas remotas deverão ter início idealmente a partir da semana que se inicia no dia 30 de março de 2020.

Nova comunicação com mais informação será enviada ainda esta semana.

Esse é um esforço coletivo de toda a Universidade em um momento inusitado e difícil para todos.

Esse documento resultou de reuniões em que estiveram presentes os diretores do Instituto, coordenadores de Graduação, de todos os Programas de Pós-Graduação e seu coordenador geral, de Extensão, de Pesquisa e chefes de Departamento.