No II Seminário Nacional do Projeto "Inventário Participativo como instrumento para identificação e gestão do patrimônio cultural", a ser realizado no Auditório Milton Santos, do IG/Unicamp, serão apresentados os resultados de quatro inventários participativos realizados em Belém (PA), São Luís (MA), Quixadá (CE) e Tatuí (SP).
Esta pesquisa buscou aprimorar a metodologia do Inventário Participativo criada pelo Iphan (2015), oferecendo parâmetros, orientações e ajustes de metodologias participativas para sua aplicação e multiplicação em práticas institucionais e acadêmicas. Assim, é um projeto que propõe novas formas de olhar, valorizar e proteger os bens culturais do Brasil.
O Seminário será um espaço para debater avanços, desafios e propor encaminhamentos para a elaboração de um Termo de Referência nacional para o uso dos Inventários Participativos, de modo a fortalecer a expansão das políticas públicas de patrimônio e contribuir para o atendimento ao princípio constitucional da proteção compartilhada do patrimônio cultural.
🔗 Inscreva-se por aqui: https://www.even3.com.br/ii-seminario-nacional-inventario-participativo-como-instrumento-para-identificacao-e-gestao-do-patrimonio-cultural-638010/
📅 30 e 31 de outubro de 2025 (quinta-feira e sexta-feira)
📍 Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
🎓 Financiado pelo Projeto em Rede CNPq -Pró-Humanidades (2022 processo n.º 420924/2022-1)




