Publicado originalmente no Portal Unicamp.
O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp empossou, nesta segunda-feira (3 de novembro), sua décima coordenadora, Ana Maria Alves Carneiro da Silva, para a gestão 2025-2028. Em 43 anos de história, o Nepp é reconhecido por sua atuação multidisciplinar e tem importante participação na implantação de políticas públicas nacionais nas áreas da saúde, educação e proteção social.
Na cerimônia de posse, o reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, ressaltou a sólida atuação e as contribuições significativas do Nepp para a sociedade e reforçou o apoio da reitoria ao núcleo. “O Nepp preserva o compromisso da pesquisa das políticas públicas e é um rico espaço de debates em diferentes áreas, com uma expertise consolidada. Destaco sua característica multidisciplinar, tanto nas áreas de pesquisa quanto nas linhas de atuação, e seus observatórios, importantes interfaces entre as áreas do conhecimento, além da forte atuação na divulgação e publicação científica”, afirmou.
O coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho, destacou o potencial já conhecido e reconhecido do Nepp na proposição e avaliação das políticas públicas. “O Nepp é um exemplo do papel da universidade pública com sua contribuição pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e no aperfeiçoamento de políticas públicas”, comentou.
A nova coordenadora, que atua há 15 anos no Nepp, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado em sociologia e doutorado em política científica na Unicamp, é pesquisadora da Carreira Pesquisador no Nepp.
“Feliz por assumir a coordenação, espero contribuir para os trabalhos desenvolvidos no Núcleo. Depois da posse, já vamos começar nosso planejamento estratégico. Além da atuação na área de avaliação, que é histórica, trabalhamos com estudos interdisciplinares em educação e saúde, mas também em estudos sobre violência, segurança, proteção social e combate à miséria, áreas que nossas pesquisadoras ajudaram a fundar e consolidar”, afirmou.
Silva ressaltou os trabalhos desenvolvidos até agora e elogiou cada colega que ocupou o cargo de coordenador. “Todos enfrentaram desafios. Nós temos uma característica interessante porque o Nepp não é um núcleo que se especializou em uma política pública e sim em várias, que foram fundamentais para o Brasil, como o SUS [Sistema Único de Saúde]. Atuamos em políticas de assistência social, como as políticas de renda mínima, por exemplo. Temos uma história importante nesses 43 anos”, completou.
Cerimônia de posse: papel estratégico do Nepp
Sua antecessora, Ana Lúcia Gonçalves da Silva, destacou os esforços do trabalho conjunto que construíram a história do Nepp. “Foi uma honra e um privilégio estar à frente do Núcleo, construindo, com a equipe, referências relevantes de políticas públicas.”
Já a coordenadora Raluka Savu, da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp, enfatizou o papel estratégico do Nepp. “Destaco as conquistas coletivas e a importante atuação de aproximar a pesquisa da formação de políticas públicas.”
Autoria: Daniela Prandi
Edição de imagem: Paulo Cavalheri
Fotografia: Lúcio Camargo




