A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros

O objetivo dos trabalhos vinculados a este grupo de pesquisa, referem-se a investigação e análise dos processos morfogenéticos que regem a organização da paisagem no ambiente costeiro, considerando ainda os impactos relacionados ao uso e ocupação antrópica destes ambientes.

Líder(es) do grupo

Regina Célia de Oliveira, Cenira Maria Lupinacci

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8520992655253342

Análise Ambiental e Dinâmica Territorial

Abordagem sistêmica aplicada à análise dos componentes naturais da paisagem e de transformações decorrentes do uso e ocupação das terras. Sistemas de informação geográfica.

Líder(es) do grupo

Archimedes Perez Filho

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9641870275815227

Análise de Bacias Sedimentares

Este Grupo aplica a sedimentologia, a paleontologia e a paleopedologia como meios para a caracterização das rochas sedimentares e do próprio conteúdo. Os alvos principais são:

  1. Definição de modelos geométricos das rochas sedimentares.
  2. A evolução dos processos deposicionais e paleopedogenéticos e a definição dos fatores de controle.
  3. Os estudos tafonômico de restos vegetais.
  4. A evolução da vegetação fanerozóica na América do Sul.

Como a maioria dos recursos não renováveis da terra é contida nas rochas sedimentares, seja eles de origem primária que secundária, é de extrema importância o conhecimento da posição espacial das rochas sedimentares e os fatores que controlam a própria formação. A parte do grupo que se ocupa de sedimentologia está atualmente trabalhando em modelos geométricos e sequenciais de rochas sedimentares originadas em (1) sistemas de plataforma clástica e (2) sistemas desérticos antigos e recentes, e (3) na simulação física de fluxos deposicionais gravitacionais em tanque. O parte do grupo que se ocupa de paleontologia se ocupa de (1) estudos tafonômico de fitomacrorestos em sistemas deposicionais continentais atuais e do (2) desenvolvimento de novas metodologias de análises paleofitogeográficas. O objetivo é obter uma melhor compreensão de novas formas de análises do registro fossilífero que possam auxiliar no conhecimento da evolução da vida sobre o planeta Terra.

 

Líder(es) do grupo

Giorgio Basilici, Fresia Soledad Ricardi Torres Branco

Departamento

DGRN

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1281274391035426

Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens

O grupo de pesquisa atua na execução de projetos relacionados ao estudo de inundações e estiagens e a sua relação com a gestão participativa de bacias hidrográficas, prioritariamente a atuação dos comitês de bacias hidrográficas.

Líder(es) do grupo

Raul Reis Amorim, Gustavo Barreto Franco

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1722280857777993

Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia

O objetivo do grupo é atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Geografia, com suas interlocuções nas áreas de Ciências Humanas e Geociências.

Líder(es) do grupo

Rafael Straforini, Tania Seneme do Canto

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1593691655113713

Círculos de informações, Urbanização e Território

Tem sido promissoras as pesquisas sobre a informação, urbanização e território brasileiro, pois nos permitem apreender inúmeras questões relativas à gestão do território no período da globalização, ao novo papel das metrópoles como centros de informações, à nova urbanização diante do impacto das redes de informação, à reorganização das regiões sob um acentuado telecomando, de conteúdo corporativo. A reinvenção do planejamento territorial, permanentemente necessária, depende da compreensão do papel das novas variáveis informacionais que remodelam a sociedade e o território. Entre as repercussões do grupo de pesquisa constam: diversas orientações de iniciação científica, monografias de conclusão de curso e mestrados; publicações de artigos; apresentações dos resultados das pesquisas em eventos científicos nacionais e internacionais; organização do I Seminário Território e Cidades.

Líder(es) do grupo

Adriana Maria Bernardes da Silva

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7676538296097566

Estudos paleoambientais e ambientais

O grupo de pesquisa visa realizar estudos integrados no sentido de desenvolver modelos que auxiliem na compreensão do meio ambiente, sua dinâmica relacionada a evolução às biotas terrestres e sua interação com o meio físico. Além disso este grupo pretende entender as transformações que ocorrem com a interferência antrópica.

Líder(es) do grupo

Sueli Yoshinaga Pereira, Frésia Soledad Ricardi Torres Branco

Departamento

DGRN

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0114100545988619

Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia

O Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia do DPCT da UNICAMP, criado em 1995, é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre os fatos científicos, os artefatos tecnológicos, as políticas públicas e os contextos sociais, históricos, materiais e culturais onde estes conhecimentos são desenvolvidos e postos em operação. As pesquisas realizadas têm como objetivo analisar, qualitativa e quantitativamente, as diferentes formas de produção e uso dos conhecimentos científicos e tecnológicos, as suas formas de validação, divulgação e cooperação. Espera-se que os estudos realizados produzam conhecimentos que sejam úteis para a intervenção política sobre a regulação da ciência e da tecnologia. O grupo tem reputação consolidada junto à comunidade nacional e internacional da Área, que se reflete nos financiamentos recebidos e na expressiva produção científica. O grupo ja formou dezenas de Mestres e Doutores.

Líder(es) do grupo

Maria Conceição da Costa, Lea Maria Leme Strini Velho

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2267762326661828

Evolucão Crustal e Metalogênese

O grupo dedica-se a reconstituir a evolução geológica do território brasileiro e áreas adjacentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de entender os fatores que controlam a formação de depósitos minerais e com isto estabelecer modelos genéticos que podem subsidiar a exploração mineral. O grupo utiliza todos os métodos e ferramentas geológicas (geocronologia, petrologia, geoquímica, geoquímica isotópica, inclusões fluídas, geologia estrutural, estratigrafia, sedimentologia, geofísica, sensoriamento remoto) necessários para a compreensão da evolução geotectônica, com interesse especial nos controles geológicos que determinam a situação, localização e valor econômico de recursos naturais. Os trabalhos de pesquisa concentram-se especialmente nas regiões com reconhecido potencial metalogenético do território brasileiro, como a Província Mineral de Carajás (Pará), o Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais), a Província Aurífera de Alta Floresta (Mato Grosso) e a região nordeste.

Líder(es) do grupo

Elson Paiva de Oliveira, Roberto Perez Xavier

Departamento

DGRN

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2411321466330194

GAPI - Grupo de Análise de Políticas de Inovação

O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) da UNICAMP tem se dedicado ao estudo das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de história e sociologia da ciência e da tecnologia, de economia da tecnologia, de Administração Pública e Análise Política. A equipe do GAPI, de caráter multidisciplinar e multinstitucional, tem realizado trabalhos junto a instituições nacionais e estrangeiras e atuado em colaboração com outros grupos semelhantes da UNICAMP. As atividades inicialmente desenvolvidas pelo GAPI se concentraram no desenvolvimento e aplicação de metodologias para Gestão Estratégica da Inovação (prospecção e seleção de oportunidades de inovação, avaliação do potencial de instituições etc) adequadas ao contexto latino-americano. Nesse âmbito, o GAPI tem oferecido Programas de Capacitação a profissionais que atuam na formulação, execução e avaliação de políticas ligadas à pesquisa e ao ensino superior. Em função da experiência adquirida em capacitação de dirigentes públicos e assessoria a equipes de governo, e no manejo e desenvolvimento de instrumentos metodológicos relacionados à Administração Pública, Ciência Política, Economia Solidária, Análise de Sistemas, Construção de Cenários, Planejamento Estratégico Situacional etc, o GAPI vem se dedicando ao campo das Ciências e Técnicas de Governo. Esse acúmulo de experiências e aprofundamento analítico-conceitual e metodológico tem estado sempre referido à preocupação fundacional do grupo acerca das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. E, também, ao compromisso com a formação de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação capazes de compreender criticamente o caráter destas relações e de transformá-las num sentido coerente com a melhoria das políticas públicas com elas envolvidas.

Líder(es) do grupo

Rafael de Brito Dias, Renato Peixoto Dagnino

Departamento

DPCT

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8018182843569458

Geociências e Sociedade

Esse grupo de pesquisa pretende investigar como o conhecimento das geociências pode ser levado para a educação formal e para o público em geral e as implicações desses processos para a sociedade. Isso nos mais diversos âmbitos: adaptação a mudanças ambientais, riscos naturais, planejamento urbano, gestão da água e dos outros recursos naturais, ciclos produtivos e gestão do território.

Líder(es) do grupo

Roberto Greco

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6051384342778183

Geodinâmica Externa e Meio Ambiente

O grupo congrega pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e realiza pesquisas multi e interdisciplinares com foco no entendimento de processos relacionados à geodinâmica externa e ao meio ambiente. Os temas de pesquisa de interesse do grupo incluem a gênese, evolução e dinâmica das águas, sedimentos, solos, regolitos, e relevo; e a análise e proposição de mecanismos e ações de planejamento, uso do solo, gestão e remediação ambiental. O grupo conta com infraestrutura física, incluindo salas e laboratórios, número significativo de estudantes de graduação e pós-graduação, e financiamento de órgãos de fomento como CNPq e FAPESP. O grupo mantém parcerias e convênios de cooperação científica em âmbito nacional e internacional, e realiza e participa de eventos científicos de relevância para os temas investigados. As pesquisas desenvolvidas pelo grupo são publicadas em periódicos indexados de circulação nacional e internacional, relatórios de pesquisa, livros e capítulos de livros.

Líder(es) do grupo

Alfredo Borges de Campos

Departamento

DGRN

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3809691713681279

Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional

O grupo pretende com suas pesquisas abordar fenômenos geoeconômicos e geopolíticos na América Latina, tendo as escalas do Estado-nação e a escala supranacional (que integra os países do subcontinente)como referência. Tomando a formação territorial como categoria analítica, pretende-se contribuir na discussão sobre soberania e capacidade regulatória dos países latino-americanos. Os objetivos principais são: contribuir na discussão sobre as principais transformações no papel do Estado e nas atividades econômicas, seu rebatimento no território e suas consequências sociais; objetiva-se também discutir os diversos processos de integração em curso no subcontinente, observando os principais atores (governos, empresas, sociedade civil, organizações internacionais), com suas alianças, jogos de interesses e conflitos, para além das formas de cooperação. As pesquisas enfatizam também estudos sobre a infraestrutura produtiva; segurança e defesa, desenvolvimento econômico e recursos naturais.

Líder(es) do grupo

Claudete de Castro Silva Vitte, Eloi Martins Senhoras

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9426763292097925

Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural

Este grupo de pesquisa, Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural, vinculado ao Laboratório de Geografia Urbana do Departamento de Geografia (IG/Unicamp), está sob coordenação da Profa. Dra. Maria Tereza e conta com a participação de alunos da graduação, mestrado e doutorado desde sua criação, em 2004. As atividades do grupo estão pautadas em torno de duas linhas de pesquisa:  Abordagem geográfica do patrimônio cultural e Cultura, Natureza e Populações Tradicionais.

Líder(es) do grupo

Maria Tereza Duarte Paes

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5907777419949211

Geografia: Epistemologia, História e Ambiente

O grupo de pesquisa intitulado Geografia: Epistemologia, História e Ambiente é formado por geógrafos e demais cientistas sociais que apresentem preocupação com a questão do espaço geográfico e suas representações, segundo a assertiva de que o espaço geográfico pode ser problematizado de várias formas e maneiras e independente da linha de formação ou especulação. Assim, este grupo espera problematizar as questões relativas à história e à epistemologia da geografia e à questão ambiental, a partir de um diálogo entre a geografia e as ciências humanas e as Ciências da Terra. Como eixo de discussão o grupo procura abordar a questão da formação da episteme geográfica a partir do recorte da natureza e como a mesma foi incorporada e transformada no debate geográfico e no contexto da formação filosófica da geografia e das ciências humanas. O desdobramento imediato deste debate é a questão da empiricização e das discussões teóricas, metodológicas e das modelagens na geografia física. Dentro deste contexto, procuramos especificar o debate tomando como referência a geomorfologia. Assim, estão sendo produzidos trabalhos, colóquios e seminários que procuram problematizar e inserir a questão da natureza na geografia e a geografia física dentro do debate filosófico, epistemológico, metodológico e até mesmo literário avaliando o desdobramento do mesmo em termos de constituição da estrutura geográfica e seus desdobramentos no ambiente e no ensino de geografia.

Líder(es) do grupo

Antonio Carlos Vitte, Kalina Salaib Springer

Departamento

DGEO

Ano de formação

Diretório dos Grupos de Pesquisa LATTES:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0034958736024258