Bolsas

Bolsas de agência de fomento a pós-graduação

Para os estudantes regulares, os programas de mestrado e doutorado do Instituto de Geociências possuem quotas de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) , cuja quantidade é determinada pela avaliação de programas de pós-graduação da CAPES e varia de ano a ano.

Após o ingresso o estudante pode solicitar, em conjunto com seu orientador, bolsa de estudos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) .

Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES

As bolsas são vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES para estudantes regulares de doutorado interessados em realizar estágio no exterior.

Mais informações:
http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

Bolsas do Programa de Estágio Docente da Unicamp

O Programa de Estágio Docente (PED) objetiva aperfeiçoar os estudantes de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas para o exercício da docência, através da participação em estágios nas disciplinas de graduação.

As Pró-Reitorias de Pós-Graduação, Graduação e a Assessoria de Economia e Planejamento da Unicamp (AEPLAN) definirão, anualmente, o montante total disponível para os pagamentos.
Existe a possibilidade de se acumular a dotação mensal do PED B e C com bolsas da CAPES, CNPq e FAPESP.

Mais informações: http://www.prpg.unicamp.br/

Bolsas de Agências de Fomento para Estrangeiros

Alunos estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil possui acordo de cooperação são encorajados a concorrerem às bolsas oferecidas pelo governo brasileiro por meio dos programas PEC-PG (http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg) e TWAS-CNPq (https://twas.org/opportunity/twas-cnpq-postgraduate-fellowship-programme).