Departamento de Política Científica e Tecnológica
A análise dialógica do discurso como possibilidade teórico-metodológica para a produção de conhecimento na geografia escolar
O artigo discute as possibilidades do uso teórico do discurso na Geografia Escolar a partir da perspectiva dialógicodiscursiva do Círculo de Mikhail Bakhtin. O desenvolvimento da discussão foi feito a partir do diálogo entre os conceitos desenvolvidos pelo referido autor de enunciado, signo ideológico e gêneros discursivos. Em seguida, foi apresentada e analisada uma faixa de anúncio como objeto de conhecimento em caráter de ilustração.
A Covid-19 no Brasil: governança e políticas da expertise
Este artigo analisa a resposta brasileira à Covid-19, com foco no papel da ciência e da expertise nas decisões técnicas tomadas ao longo da pandemia. Com base na discussão bibliográfica recente, além de análise de documentos e notícias sobre o desenrolar da pandemia, analisaremos características da governança da crise tendo em vista a necessidade de 1) explorar as limitações do conceito de negacionismo para compreender a governança da pandemia pelo governo brasileiro; e 2) descrever as formas ativas de inação e produção de caos como estratégia política.
A Educação em Astronomia e as diversas dimensões de escala: Micro, macro, horizontal e vertical
Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia.
Capacidades dinâmicas para a transformação digital: uma análise bibliométrica exploratória com VOSviewer
O pontapé inicial em um processo de revisão sistemática integrativa de literatura é identificar e compreender a estrutura intelectual de pesquisa da comunidade científica em determinada temática, os trabalhos e autores mais influentes dentro de um portfólio selecionado de artigos e, ainda, suas interrelações na rede social e cognitiva do campo temático estudado.
Cerimônia de Outorga de Título de Emérito ao Prof. Dr. Wilson Suzigan
Convidamos toda a comunidade para a Solenidade de Outorga do Título de Professor Emérito ao Prof. Dr. Wilson Suzigan no dia 05 de setembro, às 15 horas, no Auditório Milton Santos do IG.
É a primeira vez que nosso auditório receberá um evento desta envergadura.
Cordialmente,
A Direção
CIRIS - Governança, Risco e Comunicação
O grupo de estudos CIRIS - Governança, Risco e Comunicação - envolve um núcleo interdisciplinar de pesquisa e reflexão crítica acerca das interações entre ciência, expertise, risco, comunicação e processos decisórios. Este grupo de pesquisa desenvolve estudos teóricos e empíricos centrados em quatro eixos analíticos: (i) Riscos, incertezas e crises; (ii) Produção, circulação e usabilidade do conhecimento; (iii) Comunicação, enquadramentos discursivos e fluxos de informação; (iv) Governança da ciência e tecnologia.
Civic Epistemologies from Part V - Influence
This chapter discusses the concept of ‘civic epistemology’ in relation to the IPCC and the governance of climate change. Civic epistemology refers to ’the institutionalised practises by which members of a given society test and deploy knowledge claims used as a basis for making collective choices’ (Jasanoff, 2005: 255). Differences in civic epistemologies seem to be directly related to how scientific climate knowledge – presented in IPCC assessment reports – relates to political decision-making at different scales—national, regional, global.