Departamento de Política Científica e Tecnológica
40 anos do MCTI e do DPCT/IG Unicamp
Por Maria Clara Ferreira Guimarães, Thais Lassali e Yama Chiodi
Na última sexta, dia 4 de abril, o Instituto de Geociências (IG) da Unicamp sediou o evento “A política científica e tecnológica no Brasil”, em comemoração aos 40 anos da criação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT).
A análise dialógica do discurso como possibilidade teórico-metodológica para a produção de conhecimento na geografia escolar
O artigo discute as possibilidades do uso teórico do discurso na Geografia Escolar a partir da perspectiva dialógicodiscursiva do Círculo de Mikhail Bakhtin. O desenvolvimento da discussão foi feito a partir do diálogo entre os conceitos desenvolvidos pelo referido autor de enunciado, signo ideológico e gêneros discursivos. Em seguida, foi apresentada e analisada uma faixa de anúncio como objeto de conhecimento em caráter de ilustração.
A Covid-19 no Brasil: governança e políticas da expertise
Este artigo analisa a resposta brasileira à Covid-19, com foco no papel da ciência e da expertise nas decisões técnicas tomadas ao longo da pandemia. Com base na discussão bibliográfica recente, além de análise de documentos e notícias sobre o desenrolar da pandemia, analisaremos características da governança da crise tendo em vista a necessidade de 1) explorar as limitações do conceito de negacionismo para compreender a governança da pandemia pelo governo brasileiro; e 2) descrever as formas ativas de inação e produção de caos como estratégia política.
A Educação em Astronomia e as diversas dimensões de escala: Micro, macro, horizontal e vertical
Este ensaio se propõe a discutir a complexidade das escalas dos fenômenos astronômicos e a necessidade de incluir as diferentes dimensões nos processos de ensino e aprendizagem de Astronomia, de forma intencional, para que a compreensão da espacialidade seja construída ao longo da escolaridade básica. Discute-se as escalas micro e macro bem como as dimensões verticais e horizontais na Educação em Astronomia.
A política científica e tecnológica no Brasil: 40 anos do MCTI e do DPCT/IG Unicamp
No período matutino, a primeira mesa tem como foco conversar sobre os: "40 anos do MCTI: Institucionalização e o futuro da política científica e tecnológica no Brasil". Já no período vespertino, a segunda mesa estuda: "40 anos do DPCT: Qual o futuro da política científica e tecnológica no Brasil?"
Data: 04 de abril de 2025
Horário: 8h30-17h
Local: Auditório Milton Santos, Instituto de Geociências - Unicamp.
Abertura de inscrição para disciplina de pós-graduação "Ciência, Tecnologia e Sociedade"
Estão abertas as inscrições para a disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica do IG.
Saiba como se inscrever em https://ige.unicamp.br/pos-graduacao/estudante-especial
Blacksmith’s house, wooden knives: why do legacy firms succeed in promoting digital outcomes but struggle with the digital transformation of their existing business models?
Although research recognizes that legacy firms struggle with digital transformation, frequently abandoning initiatives, the underlying mechanisms remain a black box. To tackle this issue, we adopt an Attention-based view lens and follow a multiple case study design with five Brazilian legacy firms as a methodological approach. We draw evidence from longitudinal data spanning six years (2016–2021), triangulating archival data from the companies’ annual reports with their websites and formal and informal interviews.