A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros
A dinâmica das paisagens em ambientes costeiros
O objetivo dos trabalhos vinculados a este grupo de pesquisa, referem-se a investigação e análise dos processos morfogenéticos que regem a organização da paisagem no ambiente costeiro, considerando ainda os impactos relacionados ao uso e ocupação antrópica destes ambientes.
Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens
Análise, planejamento e gestão de bacias hidrográficas com ênfase em áreas sujeitas a inundações e estiagens
O grupo de pesquisa atua na execução de projetos relacionados ao estudo de inundações e estiagens e a sua relação com a gestão participativa de bacias hidrográficas, prioritariamente a atuação dos comitês de bacias hidrográficas.
Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia
Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia
O objetivo do grupo é atuar em ensino, pesquisa e extensão na área de Ensino de Geografia, com suas interlocuções nas áreas de Ciências Humanas e Geociências.
CIRIS - Governança, Risco e Comunicação
CIRIS - Governança, Risco e Comunicação
O grupo de estudos CIRIS - Governança, Risco e Comunicação - envolve um núcleo interdisciplinar de pesquisa e reflexão crítica acerca das interações entre ciência, expertise, risco, comunicação e processos decisórios. Este grupo de pesquisa desenvolve estudos teóricos e empíricos centrados em quatro eixos analíticos: (i) Riscos, incertezas e crises; (ii) Produção, circulação e usabilidade do conhecimento; (iii) Comunicação, enquadramentos discursivos e fluxos de informação; (iv) Governança da ciência e tecnologia.
Local
DPCT
Líderes
Marko Synésio Alves Monteiro, Gabriela Marques Di Giulio
Links
Estudos paleoambientais e ambientais
Estudos paleoambientais e ambientais
O grupo de pesquisa visa realizar estudos integrados no sentido de desenvolver modelos que auxiliem na compreensão do meio ambiente, sua dinâmica relacionada a evolução às biotas terrestres e sua interação com o meio físico. Além disso este grupo pretende entender as transformações que ocorrem com a interferência antrópica.
Local
DGRN
Líderes
Sueli Yoshinaga Pereira, Frésia Soledad Ricardi Torres Branco
Links
Estudos Sociais da Ciencia e da Tecnologia
Estudos Sociais da Ciencia e da Tecnologia
O Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia do DPCT da UNICAMP, criado em 1995, é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre os fatos científicos, os artefatos tecnológicos, as políticas públicas e os contextos sociais, históricos, materiais e culturais onde estes conhecimentos são desenvolvidos e postos em operação. As pesquisas realizadas têm como objetivo analisar, qualitativa e quantitativamente, as diferentes formas de produção e uso dos conhecimentos científicos e tecnológicos, as suas formas de validação, divulgação e cooperação. Espera-se que os estudos realizados produzam conhecimentos que sejam úteis para a intervenção política sobre a regulação da ciência e da tecnologia. O grupo tem reputação consolidada junto à comunidade nacional e internacional da Área, que se reflete nos financiamentos recebidos e na expressiva produção científica. O grupo ja formou dezenas de Mestres e Doutores.
Local
DPCT
Líderes
Maria Conceição da Costa, Janaina Oliveira Pamplona da Costa
Links
Evolução Crustal e Metalogênese
Evolução Crustal e Metalogênese
O grupo dedica-se a reconstituir a evolução geológica do território brasileiro e áreas adjacentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de entender os processos responsáveis pela formação e evolução da crosta continental, bem como os fatores que controlam a formação de depósitos minerais e com isto estabelecer modelos genéticos que podem subsidiar a exploração mineral. O grupo utiliza todos os métodos e ferramentas geológicas (geocronologia, petrologia, geoquímica, geoquímica isotópica, inclusões fluídas, geologia estrutural, estratigrafia, sedimentologia, geofísica, sensoriamento remoto) necessários para a compreensão da evolução geotectônica, com interesse especial nos controles geológicos que determinam a situação, localização e valor econômico de recursos naturais. Os trabalhos de pesquisa concentram-se especialmente nas regiões com reconhecido potencial metalogenético do território brasileiro, como a Província Mineral de Carajás (Pará), o Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais)
Local
DGRN
Líderes
Ticiano José Saraiva dos Santos, Carolina Penteado Natividade Moreto
Links
Evolução Crustal e Metalogênese
O grupo dedica-se a reconstituir a evolução geológica do território brasileiro e áreas adjacentes, nas escalas regional e local, com o objetivo de entender os fatores que controlam a formação de depósitos minerais e com isto estabelecer modelos genéticos que podem subsidiar a exploração mineral. O grupo utiliza todos os métodos e ferramentas geológicas (geocronologia, petrologia, geoquímica, geoquímica isotópica, inclusões fluídas, geologia estrutural, estratigrafia, sedimentologia, geofísica, sensoriamento remoto) necessários para a compreensão da evolução geotectônica, com interesse especial nos controles geológicos que determinam a situação, localização e valor econômico de recursos naturais. Os trabalhos de pesquisa concentram-se especialmente nas regiões com reconhecido potencial metalogenético do território brasileiro, como a Província Mineral de Carajás (Pará), o Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais), a Província Aurífera de Alta Floresta (Mato Grosso) e a região nordeste.
Geociências e Sociedade
Geociências e Sociedade
Esse grupo de pesquisa pretende investigar como o conhecimento das geociências pode ser levado para a educação formal e para o público em geral e as implicações desses processos para a sociedade. Isso nos mais diversos âmbitos: adaptação a mudanças ambientais, riscos naturais, planejamento urbano, gestão da água e dos outros recursos naturais, ciclos produtivos e gestão do território.
Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional
Geografia das Relações Internacionais: Estado, Economia, Território e Integração Regional
O grupo pretende abordar a geografia das relações internacionais da América Latina e Caribe por meio de uma agenda de pesquisa que privilegia estudos sobre processos de integração regional, infraestrutura; segurança e defesa, desenvolvimento econômico, recursos naturais e energéticos, geopolítica dos alimentos, governança ambiental e urbanização. Tendo a formação territorial como uma categoria analítica e a escala geográfica como um instrumento interpretativo do sistema-mundo, pretende-se contribuir no entendimento da geopolítica e geoeconomia da América Latina e Caribe, o papel dos países latino-americanos e caribenhos no sistema internacional, com suas organizações regionais, seus atores estatais e não-estatais relevantes, suas alianças, jogos de interesses, conflitos e cooperação, bem como a presença e relação com alguns Estados extra-regionais.