Bolsas e estágios

Programa de Apoio Didático (PAD)

O Programa de Apoio Didático (PAD), instituído pela Resolução GR-49/2007, é um programa de bolsas destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na UNICAMP. O PAD é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD. Suas atividades visam o aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes e deverão ter a supervisão do professor responsável pela disciplina.

Mais informações:

Iniciação Científica (IC)

A iniciação científica (IC) está sempre ligada a um professor da UNICAMP. A Coordenação de Graduação não faz a intermediação das bolsas, cabe ao aluno procurar um professor que aceite ser seu orientador. A solicitação da bolsa deve estar sempre acompanhada de um plano de pesquisa a ser desenvolvido durante a vigência da bolsa, assinado pelo professor orientador e pelo aluno. Durante a vigência da bolsa de pesquisa, o aluno deverá apresentar os relatórios de acompanhamento solicitados pela agência financiadora. Este tipo de auxílio é o que possui mais opções:

  • O aluno pode, através de um professor, solicitar uma bolsa a instituições de fomento (CNPq, FAPESP, entre outras), não ficando assim vinculada à UNICAMP.
  • O aluno pode concorrer a uma das bolsas de pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), onde o critério de escolha se baseia principalmente na renda do aluno.
  • O aluno pode concorrer às bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), onde o critério de escolha é baseado no rendimento escolar do aluno.

Mais informações:

Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) é um programa do CNPq que tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Mais informações:

Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do CAPES/MEC, que tem por finalidade o fomento à iniciação à docência de estudantes das instituições federais, estaduais e municipais de educação superior. Os objetivos do PIBID visam aprimorar a qualidade da formação docente em curso presencial de licenciatura de graduação plena e contribuir para a elevação do padrão de qualidade das escolas de ensino fundamental e do ensino médio.

No Instituto de Geociências da UNICAMP este programa se aplica aos alunos dos cursos de Geografia Integral e Geografia Noturno, Modalidade Licenciatura.

Mais informações:

Bolsas Sociais

As Bolsas-Auxílio são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da UNICAMP que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Esse auxílio visa a evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro e que, por conta das atividades acadêmicas, possuem horários limitados.
Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio. Os alunos de pós-graduação poderão se candidatar apenas às bolsas Transporte e Alimentação. As modalidades de bolsa podem ser encontradas no endereço abaixo.

Mais informações:

Estágios

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da UNICAMP oferece uma área de divulgação de Programa de Estágio e Trainee de empresas da Região Metropolitana de Campinas.

Além disso, os cursos de graduação em Geologia e Geografia de UNICAMP apresentam em sua estrutura curricular o Estágio Supervisionado Obrigatório, mediado pelo SAE/UNICAMP que representa oportunidades de estágio em empresas públicas e privadas com duração mínima de 120 horas.

Mais informações:

Carregando...