Apresentação e discussão de temas atuais em Educação, História e Teoria das Geociências. Discussão de temas selecionados, visando a formulação dos projetos de pesquisa para a dissertação e tese.
Créditos: 3Campo interdisciplinar que aborda bases filosóficas e história para Educação em Ciências. Trata e discute argumentos favoráveis ao tratamento histórico e metodológico de temas do ensino de Ciências. Faz uma retrospectiva histórica dos programas de educação em Ciências. Traça tendências desenvolvidas nos programas de Ciências para revelar a necessidade de tratamento metodológico, histórico e processual de tópicos abordados. Enfatiza a perspectiva de história e filosofia no ensino de Ciências. Inclui debate sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Créditos: 3Apresentação de tópicos novos em Ensino e História de Ciências da Terra, não contempladas integralmente pelas disciplinas regulares do programa.
Créditos: 3Temas escolhidos pelo orientador e pelo estudante em função das necessidades teóricas, metodológicas e de conteúdo específicas do projeto de pesquisa do aluno.
Créditos: 3Análise e discussão de temas de atualidade relacionados às Geociências. A moderna Tectônica Global. Risco Geológico em zonas ativas da crosta. Desenvolvimento sustentável clima e interações humanas com o ambiente: aquecimento global, efeito estufa camada de ozônio, efeito "el niño" e "la niña". "Eras" e idades glaciais. A hipótese Gaia Erosão acelerada. Ciclo do carbono atmosférico, desflorestamento e teoria dos refúgios. A água doce como recurso finito. Solos e agricultura. Recursos minerais e energéticos disponíveis. A questão do ensino-aprendizagem dessa temática. Base conceitual requerida para apreciação crítica de obras existentes na mídia sobre tais temas. A internet como fonte de informações.
Créditos: 3A disciplina visa apresentar metodologias de pesquisa participativas de forma que os alunos conheçam seus pressupostos teóricos e elaborar atividades práticas aplicadas à pesquisa. A partir da aplicação destas metodologias é possível avaliar sua eficácia por critérios e indicadores qualitativos e quantitativos, visando elaborar estratégias para a conservação do patrimônio geológico, considerando os referenciais teóricos da área. A reflexão e análise crítica das metodologias de pesquisa, bem como sua aplicação em diferentes situações visam colaborar com a formação profissional, considerando as múltiplas conexões na relação Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente. Justifica-se em face da necessidade de ampliar as questões metodológicas nesse campo de conhecimentos para além da valorização e monitoramento de patrimônios. Considera-se, na formação de profissionais, a importância de compreender as dinâmicas socioambientais locais nesse processo, visando o envolvimento das comunidades, com ferramentas e propostas didáticas participativas, na elaboração de estratégias colaborativas para geoconservação e cultura de sustentabilidade.
Créditos: 3Sistemas territoriais integrados e a paisagem do café. Evolução do processo produtivo do café: reflexos sobre a arquitetura da produção. A trajetória do café até São Paulo e o início de um ciclo que modificou o território e a paisagem paulista. O “Complexo de Ciência & Tecnologia” voltado para o café e, depois, para outras atividades agroindustriais como base para o desenvolvimento territorial. A indústria do beneficiamento e a de máquinas para o beneficiamento do café no Brasil: o maquinário nos séculos XIX e XX. Arquitetura da produção cafeeira nos séculos XIX e XX. Evolução técnica no processo produtivo do café: mão-de-obra, energia, inovação. A evolução técnica exige adaptações na arquitetura industrial das unidades produtivas. Transição técnico-arquitetônica em função da evolução do processo produtivo. O desenvolvimento territorial e a paisagem cultural resultantes do ciclo do café no Brasil.
Créditos: 3Estudo sobre os aspectos teóricos e práticos envolvidos na confecção de projetos e artigos científicos, baseado nos modelos apresentados pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Geociências da UNICAMP.
Créditos: 4Aplicação de análise de perfis, testemunhos e sísmicas na caracterização de reservatórios. Métodos de caracterização de porosidade. Aplicação de técnicas geoestatísticas e estimativa de reserva. Estudo de caso.
Créditos: 4Interpretação de paragêneses de minérios como subsídio à elaboração de modelos de depósitos e outras aplicações tecnológicas. Identificação qualitativa de fases minerais e texturas de minérios através do exame de lâminas delgada-polidas e seções polidas de rochas ao microscópio óptico de luz refletida e transmitida. Relações de equilíbrio de fases minerais e suas relações com os diagramas de fase. Identificação de características da interação fluido x rocha (hidrotermal e intempérica) e do controle de fluidos por zonas de cisalhamento. Introdução ao uso de técnicas analíticas complementares ao estudo de depósitos minerais como microtermometria de inclusões fluidas e microscopia eletrônica de varredura (MEV).
Créditos: 4Fundamentos e premissas da análise estrutural de maciços rochosos. Elementos de mecânica de deformação das rochas. Estruturas sedimentares primárias, estruturas ígneas, foliações, lineações, dobras, falhamentos e juntas. Análise e síntese estruturais. Níveis estruturais e regionalização. Exemplos brasileiros de vinculação entre mineralizações e padrões estruturais.
Créditos: 4Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de tópicos não contemplados pelas disciplinas correntes, mas de interesse para a área de concentração.
Créditos: 4Conceitos básicos em Metalogênese. A vinculação dos depósitos minerais com a evolução tectônica. Geoquímica de rochas em ambientes geológicos modernos e antigos e a relação com as concentrações minerais. Estudos sobre contextos geológicos nas principais épocas e povíncias metalogenéticas. Aplicação da Metalogênese à geologia exploratória e a estudos ambientais.
Créditos: 4Apresentar os fundamentos teóricos dos principais processos geológicos que conduzem à formação de depósitos minerais na crosta terrestre, com implicações na elaboração de modelos genéticos e prospectivos.
Créditos: 4A disciplina apresenta o conhecimento do estado da arte em Geotecnologias aplicadas ao desenvolvimento de projetos em Geociências, com foco em Exploração Mineral e Petrolífera e Monitoramento do Meio Ambiente, compreendendo módulos de Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens, Geofísica e Análise Espacial e Sistemas de Informações Georreferenciadas.
Créditos: 4Estudos individuais de tópicos relacionados ao desenvolvimento de tese que requeiram aprofundamento em temas específicos, sob orientação de um docente.
Créditos: 4Princípios básicos e aplicação das principais técnicas analíticas multi-elementares (espectrometrias de absorção e emissão, fluorescência de raios X, espectrometria de massas e cromatografia líquida) usadas na caracterização de amostras geológicas (águas, rochas, solos, sedimentos). Técnicas de preparação primária (trituração, moagem, peneiramento) e de dissolução das amostras, com ênfase no controle de qualidade em todas as etapas analíticas. Exercícios e aulas práticas de familiarização com boas práticas de laboratório, a obtenção e a avaliação da significância de dados analíticos.
Créditos: 4Estudos de processos geológicos nas interfaces das esferas terrestres> Os ciclos geoquímicos, o papel da biosfera, a distribuição dos elementos químicos e isótopos nos materiais terrestres. Processos físico-químicos na atmosfera, hidrosfera e pedosfera. Comportamento dos metais e substâncias orgânicas em solos, águas e sedimentos, fontes naturais e ação antrópica. Impactos ambientais em áreas remotas, urbanas e de mineração. Planejamento, monitoramento ambiental e recuperação de áreas degradadas. Noções de toxicologia ambiental, monitoramento humano e análise de riscos. Regulamentações ambientais e consequências econômicas e sociais.
Créditos: 4Princípios da Mineralogia e Cristalografia; Noções sobre técnicas instrumentais de análises mineralógicas, com ênfase para a Difração de Raios X - Método do Pó e Lâminas Orientadas; realização de análises com exercícios de interpretação de difratogramas e identificação de fases minerais; buscas nos bancos de dados do PDF-ICDD
Créditos: 4Propriedades gerais de ondas mecânicas. Ondas em fluidos. Eventos sísmicos. Propriedades de fluidos de reservatórios. Ondas em sólidos. Ondas em sólidos porosos. Aquisição sísmica 2D e 3D. Processamento e aspectos computacionais. Criação de conjuntos CMP e empilhamento. Conceitos de migração. Extração de informação geológica a partir dos dados sísmicos.
Créditos: 4Introdução à programação em Phyton e C. Processamento e visualização de dados geocientíficos usando Awk, Phyton, C e GMT. Técnicas de processamento, filtragem e visualização de dados geocentifícios. Processamento e representação de dados sísmicos usando Phyton e GMT. Cálculo e representação de parâmetros estatísticos de dados geocientíficos.
Créditos: 4Apresentação e discussão de temas atuais relacionados com a ciência geográfica com ênfase aos projetos de pesquisa em andamento, inclusive os relacionados aos temas de tese.
Créditos: 4Estudo predominantemente individual, realizado sob orientação e responsabilidade de um docente do programa, com objetivo de otimizar o desenvolvimento da tese de doutoramento ou da dissertação de mestrado.
Créditos: 4Apresentação pelo corpo docente ou por professores convidados de tópicos não contemplados pelas disciplinas correntes, mas de interesse para a área de concentração.
Créditos: 4As escalas de análise geográfica. Sistema-mundo: crises e as transformações na dinâmica capitalista. As principais abordagens de desenvolvimento, planejamento e gestão: o Estado-nação do 2° Pós-Guerra até a atualidade. Relações Internacionais na globalização. A organização político-administrativo-territorial do Estado brasileiro: o modelo federativo, seus impasses e perspectivas (democracia, descentralização e participação popular). Ordenamento territorial e políticas públicas com abordagem territorial. A crise do planejamento e as abordagens hegemônicas vigentes. Poder local no Brasil: transformações nas práticas de gestão e políticas urbanas.
Créditos: 4Fundamentos Teóricos: Noções de História da Ciência e conceitos básicos sobre a temática ambiental. Análise da visão multi/inter e transdisciplinar sobre o meio ambiente: A teoria geral dos sistemas e as abordagens: Ecossistêmica, Geossistêmica e Sistemas Sócio-Econômicos, e dos Sistemas Ambientais. Evolução histórica das relações homem X natureza, a complexidade da sociedade e realidade atual. Impactos ambientais: conseqüências do uso e ocupação da Terra.
Créditos: 4As concepções de natureza na cultura ocidental. A revolução científica moderna e a natureza-máquina. A terra, o experimento e o tempo. O romantismo e suas conseqüências na formação do conceito de natureza na geografia. A natureza na interpretação geográfica. Tecnologia, informação e natureza na geografia contemporânea.
Créditos: 4Esta disciplina procura analisar o meio ambiente urbano através de uma abordagem sócio-ambiental e dentro de uma perspectiva de integração entre os diferentes aspectos e escalas espaciais afim de contribuir com pesquisas que sejam capazes de apontar novas práticas sócio-espaciais para políticas públicas urbanas. Visa a preparar portanto, os alunos da pós-graduação da geografia, para reflexões e o desenvolvimento de novos conceitos que lhes permitam atuar no meio em que vivem como cidadãos conscientes.
Créditos: 4Conceitos e Paradigmas da Análise Geoespacial em Geografia. Análise de Distribuições Espaciais em Mapas de Pontos. Séries Espaciais e Superfícies Geográficas. Estrutura Espacial de Redes Gepgráficas. Estrutura Espacial de Redes Geográficas. Introdução à Lógica Fuzzy e Aplicações em Mapeamento Geográfico.
Créditos: 4A formação e a dinâmica territorial da fronteira agrícola brasileira; os fatores condicionantes da modernização agropecuária e o uso do território brasileiro; a presença da agricultura camponesa e o uso tradicional das terras da fronteira agrícola; o mercado de terras, a estrutura fundiária e o crescimento de conflitos pela posse da terra na fronteira agrícola; a mobilidade do trabalho e a ocupação da fronteira agrícola a partir da segunda metade do século XX; o Estado e as políticas públicas que conduziram a ocupação da hinterlândia brasileira; a regionalização do espaço da fronteira agrícola e seus distintos processos sócio-econômicos do passado e do presente; as novas e as velhas dinâmicas do espaço urbano da fronteira agrícola; a modernização técnica do território e a expansão da rede urbana na fronteira agrícola; a modernização e os impactos ambientais na fronteira agrícola brasileira.
Créditos: 4Abordagens políticas e fenomenológicas do lugar e do território. Perspectivas filosóficas de lugar. Territorialidade e a abordagem cultural. Múltiplos territórios e mobilidade. Lugar como sítio e experiência do espaço. Lugar enquanto eventualidade e circunstancialidade. Lugar, território e cultura. Globalização e modernidade: transformações contemporâneas. Territorialidades líquidas e lugares neutros. Territorialidades urbanas. Mobilidade e fluidez contemporânea.
Créditos: 4Introdução ao estudo da hidrografia; ciclo hidrológico; bacias hidrográficas: conceituação, caracterização e classificação; bacias hidrográficas do Brasil; legislação federal e estadual dos recursos hídricos. Os ambientes lacustres (limnologia). Os sistemas estuarinos e deltaicos. Bacias hidrográficas: planejamento, gerenciamento e monitoramento de uso pelo Homem; A hidrografia e a questão ambiental: as enchentes, inundações e alagamentos e os seus impactos associados.
Créditos: 4A partir de uma abordagem geográfica do patrimônio cultural, contextualizar os significados e sentidos da paisagem, da cultura e da refuncionalização turística no processo contemporâneo de patrimonialização dos sítios naturais e urbanos.
Créditos: 4O curso abordará os conhecimentos basicos para a plicação da concepção ambienal sistemica como fundamento do ordenamento territorial sob a perspectiva da vulnerabilidade ambiental. Objetivo Geral: - expor a avaliar as bases conceituais do ordenamento territorial a partir da perspectiva da vulnerabilidade ambinetal, empregando diversos enfoques históricos e filosóficos. - aportar diferentes criterios metodológicos como apoio ao desenvolvimento de projetos dirigidos ao ordenamento territorial a partir da perspectiva da vuknerabilidade ambiental.
Créditos: 4Esta disciplina tem por objetivo uma reconstrução do processo pelo qual foi se conformando uma visão sociológica sobre a ciência e a tecnologia, desde os pensadores sociais do século XIX até os dias de hoje. Para tanto, apresentam-se sistematicamente as principais contribuições teóricas a este processo, procurando identificar as raízes históricas destas contribuições, assim como os desdobramentos das mesmas. Esta apresentação compreende uma leitura e discussão de textos clássicos dos representantes das várias "escolas" ou tendências do pensamento sociológico sobre a ciência e a tecnologia, seguidas de uma análise de estudos empíricos que tenham se utilizado dos conceitos e métodos de cada uma delas. Procura-se durante o curso desenvolver o argumento de que visões sociológicas diferenciadas da ciência e da tecnologia informam, também de maneira diferenciada, a tomada de decisão em política científica e tecnológica.
Créditos: 3Disciplina oferecida para alunos de outros programas de pós-graduação da Unicamp, de outras IES e alunos especiais. Apresenta os condicionantes históricos e sociais que presidem à geração e a utilização de conhecimento científico e tecnológico nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, com especial atenção ao caso brasileiro, a partir das cinco Áreas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do DPCT.
Créditos: 3Esta disciplina tem por objetivo contextualizar o aluno ingressante na temática de política científica e tecnológica, assim como transmitir uma visão sintética do conjunto de temas que serão tratados durante sua formação. Apresentam-se conceitos e temáticas relacionadas à política científica e tecnológica, a partir de vários enfoques e abordagens que mais tarde o aluno terá a oportunidade de aprofundar. Essa disciplina responde à necessidade dos alunos terem uma percepção global e interdisciplinar da área temática que dá nome ao curso. Esse objetivo deve ser alcançado pela apresentação de alguns conceitos e enfoques básicos que permeiam as principais áreas de docência e pesquisa do Departamento.
Créditos: 3Capacitar os alunos para a avaliação, acompanhamento e formulação de políticas em Ciência e Tecnologia. A análise do discurso oficial (policy) dos atores sociais envolvidos, e do processo de interação desses atores que leva à formulação e implementação da política (politics). A disciplina adota como instrumental de análise o corpo de conhecimento da Ciência Política (policy analysis) contemplando três níveis de análise: 1) a do processo de decisão; 2) a do processo de formulação da política (jogo de interesses entre os atores) e 3) a das relações entre estado e sociedade (estrutura de poder e regras de sua formação).
Créditos: 3O curso aborda a questão da gestão da inovação do ponto de vista de sua interação com a estratégia competitiva da empresa produtiva, seja ela industrial ou de serviços. Enfoca-se a gestão da inovação como processo-chave para o crescimento das empresas, mas caracterizado pela incerteza e pela tensão entre exigências do mercado que orientam a inovação incremental e a exploração de oportunidades de inovação tecnológica radical, que cria mercado. Ênfase especial é dada à influência do contexto econômico e empresarial brasileiro no processo de inovação das empresas que nele atuam.
Créditos: 3O curso tem como objetivo ampliar a formação de profissionais e pesquisadores em nível de pós-graduação para atuar no planejamento e na gestão de organizações envolvidas com atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica e não tecnológica. Para tanto, o curso trabalha três áreas inter-relacionadas: prospecção, priorização e avaliação. Os alunos desenvolverão conceitos, técnicas e métodos de prospecção científica e tecnológica e de inovação, de priorização e tomada de decisão e de avaliação de resultados e impactos. Essas abordagens têm um encadeamento natural uma vez que fazem parte do processo de planejamento e gestão de programas, políticas e estratégias de ciência, tecnologia e inovação. O programa conta com abordagens qualitativas e quantitativas habilitando os participantes a atuar tanto na pesquisa acadêmica quanto na aplicação prática dos conteúdos desenvolvidos.
Créditos: 3Apresentação, pelo corpo docente ou por professores convidados, de tópicos novos em Política Científica e Tecnológica.
Créditos: 3O objetivo desta disciplina é dar apoio aos alunos em seu trabalho de dissertação. Constará de sucessivas exposições dos alunos a respeito da pesquisa que realizam ou pretendem realizar como dissertação de mestrado e de subsequentes discussões, em sala de aula, com os demais alunos e com os professores responsáveis. O Programa da disciplina estabelece o roteiro das discussões e o cronograma de progresso que o trabalho deverá obedecer. Haverá também sessões de professores e pesquisadores convidados.
Créditos: 4Análise da evolução histórica da ciência e da tecnologia dominantes entre 1750 e 1950, do início da Primeira Revolução Industrial ao término da Segunda Guerra Mundial. Confronto das principais políticas científicas e tecnológicas com o desenvolvimento econômico e social dos países capitalistas centrais e periféricos.
Créditos: 3A visão clássica da ciência e variantes mais recentes que conformaram a sociologia do conhecimento, modelos filosóficos da evolução da ciência e o seu impacto sobre a sociologia da ciência e a política científica, a tradição estrutural-funcionalista mertoniana, a tradição marxista inglesa, a nova sociologia e antropologia do conhecimento científico e tecnológico que despontou nos anos setenta. As disciplinas científicas como infraestrutura da ciência. Enfoques comuns e interações entre a sociologia da ciência e a sociologia da tecnologia, refletindo sobre as semelhanças e diferenças dos processos cognitivos individuais e coletivos da ciência e da tecnologia. O surgimento da cienciometria e os problemas da avaliação da pesquisa, problemas sociais e éticos da ciência.
Créditos: 3Exame dos processos de mudança tecnológica e de sua relação com a mudança econômica, a partir da crítica aos enfoques neoclássico e schumpeteriano. O tratamento contemporâneo da questão através da análise dos determinantes do processo de inovação tecnológica e dos seus impactos econômicos no longo prazo e no âmbito da divisão internacional do trabalho. Análise das relações entre o desenvolvimento da Ciência e o Progresso Técnico.
Créditos: 3O objetivo desta disciplina é dar apoio aos alunos para melhorar os seus projetos, seus instrumentos de coleta e análise de dados e adequá-los às suas abordagens teóricas. Está dividida em 3 módulos: (1) Introdução à metodologia de pesquisa em Ciências Sociais, no qual são abordados os principais tipos de pesquisa, o desenho de pesquisa, amostragem e construção de casos, tipos de variáveis e escalas de medida de dados empíricos; (2) Interdisciplinaridade em pesquisas na área de Política Científica e Tecnológica; (3) Exemplos de solução de problemas metodológicos em teses do DPCT.
Créditos: 3A disciplina tem por objetivo analisar a estrutura do sistema de ensino superior no Brasil e aspectos de sua relação com o setor produtivo. No primeiro modulo, discute-se a formação do(s) modelo(s) de universidade(s) no contexto mundial e como isso se dá no Brasil, desde sua formação inicial no século XIX até o movimento mais recente de forte expansão e diferenciação. Estabeleceremos comparações com os modelos de ES existentes em outros países, em particular no que tange o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação, principalmente nos últimos 50 anos, e como isso se relaciona, em geral, ao tema de P&D&I no setor produtivo. A partir desta discussão, no segundo modulo apresentam-se os principais mecanismos de vinculação entre a universidade e a empresa a partir de experiências históricas selecionadas de países avançados e em desenvolvimento. Esta dupla perspectiva histórico-institucional serve como base para a compreensão dos limites da relação universidade-empresa no Brasil, a partir da observação de casos específicos e de suas tendências.
Créditos: 3Principais elementos teóricos e históricos sobre os determinantes e os impactos do progresso técnico no desenvolvimento econômico. Analisa-se a dinâmica tecnológica na economia capitalista, incluindo-se a dos países da América Latina, destacando as contribuições das diversas correntes da teoria econômica e abordando o papel da ciência e da tecnologia nas diferentes etapas do desenvolvimento do capitalismo industrial. Finalmente discutem-se as tendências atuais do desenvolvimento científico e tecnológico no capitalismo, abordando as diferentes correntes de interpretação e os desafios para os países em desenvolvimento.
Créditos: 3Esta disciplina discute as relações entre Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I) e desenvolvimento sustentável. Privilegia a interação entre os atores diante da necessidade de articulação das várias dimensões do conceito de sustentabilidade. Aborda reflexões sobre condicionantes, dificuldades, desafios e oportunidades abertas à transformação do desenvolvimento socioeconômico pelo avanço da compreensão da problemática ambiental contemporânea.
Créditos: 3Análise das políticas e instrumentos, voltados à inovação e aplicados ao setor de energia, visando a sustentabilidade. Focam-se, principalmente, as políticas de inovação destinadas à promoção de energias renováveis, bem como a reação dos agentes econômicos a essas políticas. Conceitos como sistemas setoriais de inovação aplicados às novas tecnologias serão aprofundados, assim como a discussão dos instrumentos para avaliar e promover a inovação em energias renováveis.
Créditos: 3Disciplina em que os temas a serem cobertos serão escolhidos em conjunto pelo aluno e pelo orientador, em função do tema de tese. Em geral, segue um programa especificamente desenhado para atender as necessidades de conteúdo do estudante.
Créditos: 4Constará de sessões semanais em que professores e alunos de doutorado exporão temas de pesquisa para discussão. Estas sessões poderão contar com a participação de um expositor externo ao departamento.
Créditos: 4Constará de apresentações periódicas dos alunos perante seus colegas, o professor responsável pela disciplina e seu orientador, a respeito do estágio de elaboração de seu projeto de tese.
Créditos: 4