Laboratórios do DPCT
Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (LEVE)
O grupo de pesquisa do Departamento de Política Científica e Tecnológica- DPCT- tem como objetivo realizar pesquisas e estudos na área da indústria automobilística, como foco nas tecnologias de propulsão veicular baseadas no baixo carbono, das quais destacam-se os veículos elétricos, híbridos e dedicados às energias renováveis. O grupo busca também realizar uma reflexão crítica acerca do papel que o Brasil pode desempenhar neste contexto
Local
Sala 315
Pessoas
Coordenação
Flávia Luciane Consoni de Mello
Equipe
Atividades
Atividades de ensino, pesquisa e extensão
Equipamentos
Computadores e impressora
Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (LABGEICT)
O Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia - LABGEICT - surge do grupo de estudos de mesmo nome, que teve suas atividades iniciadas em 2011 junto ao LABESCT. O laboratório reúne pesquisadores interessados em aplicar ferramentas teórico-metodológicas das Ciências Sociais e áreas correlatas (Antropologia, Sociologia, História, Comunicação, etc.) para a compreensão de fenômenos ligados à ciência e à tecnologia (C&T) na sociedade contemporânea. Os interesses de pesquisa do grupo abrangem temas como: controvérsias sociotécnicas e governança da C&T; práticas de comunicação da ciência; meio ambiente; corpo, gênero e ciência; e tecnologias de informação e comunicação (TIC). Um dos focos principais do laboratório é a aplicação de metodologias etnográficas/qualitativas a temas de C&T. O laboratório atuou em diversos projetos nacionais e internacionais, com financiamentos que incluem FAPESP, Comissão Europeia e Hitachi. O laboratório participa de diversas redes de pesquisa nacionais e internacionais: é membro fundador do VIRI - Virtual Institute of Responsible Innovation, liderado pela Arizona State University (http://cns.asu.edu/viri/campinas); é membro fundador do GlobalTA – Global Technology Assessment Network (https://globalta.technology-assessment.info/), liderado pelo Karlsruhe Institute of Technology (KIT); o grupo colabora também com a Rede Clima, na Sub-rede de Divulgação Científica (http://redeclima.ccst.inpe.br/subredes/divulgacao-cientifica/).
Local
Sala 309
Pessoas
Coordenação
Marko Synesio Alves Monteiro
Equipe
Atividades
As atividades do grupo incluem principalmente a pesquisa, envolvendo um número de projetos em andamento coletivos e individuais. Formamos pesquisadores aptos a refletir sobre e produzir conhecimento sobre a interrelação entre ciência, tecnologia e sociedade, com focos prioritários nas interfaces entre ciência e política; práticas de produção de conhecimento; governança da C&T e dinâmicas da expertise em campos diversos.
Equipamentos
Possuímos computadores e mesas para reuniões, além de impressora.
Laboratório de Estudos sobre Mudança Tecnológica, Energia e Meio Ambiente (LABMEM)
Desde 1990 o grupo de pesquisa, vinculado a este laboratório, organiza suas pesquisas nas áreas de energia e meio ambiente. Na área de energia, na década de 1990, destaca-se a área dedicada ao estudo da indústria do petróleo com repercussões na informação de políticas e produção acadêmica (um livro e várias publicações) por ocasião do Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira (IE-Unicamp/IEI-UFRJ), e na avaliação do Programa de Águas Profundas da Petrobrás, com artigos internacionais, relatórios e seminários. Nos anos 2000, os trabalhos se concentraram na área de avaliação em C&T, com mais de uma dezena de artigos publicados e avaliações para a Finep, IPEA e CGGE. Na problemática ambiental, o grupo contribuiu, por meio do projeto Impactos Ambientais e Sócio-Econômicos da Implantação do Pólo Petroquímico do Planalto, fornecendo subsídios a audiências públicas e elementos para redimensionamento de investimentos. Novos projetos, hoje, aproximam as duas áreas, com estudos sobre transições energéticas e sustentabilidade.
Local
Sala 309
Pessoas
Coordenação
Andre Tosi Furtado
Equipe
Atividades
Atividades de ensino pesquisa
Equipamentos
Bancadas, computadores e impressora
Links
Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação - interunidades - DPCT/FCA/NEPP (LABGEOPI)
O Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi) foi fundado em 1995 e conta com professores, pesquisadores, alunos e colaboradores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), todos da Unicamp, além de pesquisadores de diversas organizações no Brasil e em outros países.
Somos uma rede de competências multidisciplinares que atua no desenvolvimento de métodos voltados ao planejamento e à gestão da criação de valor por meio de inovações tecnológicas (produtos, processos, serviços) e não tecnológicas (organizacionais, corporativas, políticas e regulatórias).
Nossa competência essencial está em desenvolver abordagens e métodos para desenhar futuros, avaliar o passado e (re)organizar o presente, orientando a tomada de decisão sobre os caminhos da inovação.
Trabalhamos com conceitos e métodos derivados de disciplinas como economia, sociologia, ciência política, administração, psicologia, genética evolutiva, matemática e estatística.
Local
Sala 313
Pessoas
Coordenação
Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho, Ana Maria Alves Carneiro da Silva, Adriana Bin
Equipe
Atividades
O LABGEOPI atua por meio de atividades de capacitação, pesquisa, serviços e também organização de eventos
Equipamentos
Computadores e impressora
Laboratório de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (LABESCT)
O Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia que compõe o LABESCT, foi criado em 1995, é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre os fatos científicos, os artefatos tecnológicos, as políticas públicas e os contextos sociais, históricos, materiais e culturais onde estes conhecimentos são desenvolvidos e postos em operação. As pesquisas realizadas têm como objetivo analisar, qualitativa e quantitativamente, as diferentes formas de produção e uso dos conhecimentos científicos e tecnológicos, as suas formas de validação, divulgação e cooperação. Espera-se que os estudos realizados produzam conhecimentos que sejam úteis para a intervenção política sobre a regulação da ciência e da tecnologia.
Local
Sala 317
Pessoas
Coordenação
Maria Conceição da Costa, Renan Gonçalves Leonel da Silva
Equipe
Atividades
Atividades de ensino e pesquisa
Equipamentos
Computadores e impressora
Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação (LABGETI)
O LABGETI atua no campo da Gestão de Tecnologia e Inovação, no campo dos indicadores de CT&I no Brasil além de estudos na área de internacionalização das atividades inovativas e com o papel das empresas dos países em desenvolvimento na globalização da P&D.
Também é responsável pelo curso de especialização, modalidade extensão, em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.
Local
Sala 317
Pessoas
Coordenação
Ruy Quadros de Carvalho
Equipe
Heinar de Sousa Oliveira
Atividades
Atividades de ensino, pesquisa e extensão
Equipamentos
Computadores e impressora
Links
Laboratório de Pesquisas em Políticas Públicas, Geografia da Inovação e Governança (LAB-GOING)
O GOING se propõe a estudar a inter-relação entre a temática da disposição e efeitos sociais e econômicos da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o território e a questão da governança e das políticas públicas. Emprega uma abordagem que integra as áreas da economia, sociologia econômica, geografia e políticas públicas. O principal objetivo do grupo é contribuir para o entendimento de como ocorre o avanço e quais são os limites da Ciência e da Tecnologia em sua interação com o território e a sociedade por meio das políticas públicas, da governança e do processo de inovação. Parte-se de um entendimento pluri-determinado de influência entre os elementos mencionados.
Local
Pessoas
Coordenação
Janaina Oliveira Pamplona da Costa
Equipe
André Luiz Sica de Campos, Nicolás Garzón Rodríguez , Fábio Aparecido de Jesus, João Victor Antunes Lopes, Guilherme Cardoso Estevão, Natália Helena dos Santos Novais, Matheus Gonçalves da Silva Pereta, Marina Fontolan, Rodrigo Ito, Lídia Maria Búfolo, Juliana Rodrigues Geraldes, Geovana Ketllyn Almeida Conceição
Atividades
O Grupo realiza pesquisa e orienta trabalhos de pós-graduação, graduação, iniciação científica nas seguintes linhas de pesquisa:
- Inter-relação entre a geração do conhecimento e a dinâmica sócio-técnica no desenvolvimento de tecnologias e inovações sustentáveis e transformadoras
- Relação entre universidade, usuários do conhecimento e políticas públicas
- Papel do Estado, das instituições e das firmas na regulação e na governança de políticas públicas com potencial de dinamização tecnológica
- Formação avançada e o papel dos recursos humanos na geração de redes e circulação do conhecimento e de inovações
- Funções técnicas, econômicas e sociais dos sistemas públicos de ensino e pesquisa
Equipamentos
Computadores, impressora, mesa de trabalho e de reunião
Links
- Site Lab-GOING
- Lab GOING na FCA Unicamp
- Grupo Lattes - Lab-GOING
- Currículo Lattes - Janaína Oliveira Pamplona da Costa
- Currículo Lattes - André Luiz Sica de Campos
- Currículo Lattes - Nicolás Garzón Rodríguez
- Currículo Lattes - Fábio Aparecido de Jesus
- Currículo Lattes - João Victor Antunes Lopes
- Currículo Lattes - Guilherme Cardoso Estevão
- Currículo Lattes - Natália Helena dos Santos Novais
- Currículo Lattes - Matheus Gonçalves da Silva Pereta
- Currículo Lattes - Marina Fontolan
- Currículo Lattes - Rodrigo Ito
Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais (LABTTS)
O Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre tecnologia, transformações sociais e meio ambiente. Os temas abordados são reestruturação produtiva, gênero e trabalho em diferentes cadeias produtivas, redes e flexibilidade, emprego e qualificação, economia solidária e autogestão, ecologia dos saberes e diferentes formas de produção do conhecimento, ciência tecnologia e movimentos sociais
Local
Sala 313
Pessoas
Coordenação
Leda Maria Caira Gitahy
Equipe
Atividades
Atividades de ensino, pesquisa e extensão
Equipamentos
Computadores e impressora
Laboratório de Tecnologia Social (LABTS)
O Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI) da UNICAMP, pertencente ao LABTS, tem se dedicado ao estudo das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir do emprego de enfoques como os de história e sociologia da ciência e da tecnologia, de economia da tecnologia, de Administração Pública e Análise Política. A equipe do GAPI, de caráter multidisciplinar e multinstitucional, tem realizado trabalhos junto a instituições nacionais e estrangeiras e atuado em colaboração com outros grupos semelhantes da UNICAMP. As atividades inicialmente desenvolvidas pelo GAPI se concentraram no desenvolvimento e aplicação de metodologias para Gestão Estratégica da Inovação (prospecção e seleção de oportunidades de inovação, avaliação do potencial de instituições etc) adequadas ao contexto latino-americano.
O GAPI tem oferecido Programas de Capacitação a profissionais que atuam na formulação, execução e avaliação de políticas ligadas à pesquisa e ao ensino superior. Em função da experiência adquirida em capacitação de dirigentes públicos e assessoria a equipes de governo, e no manejo e desenvolvimento de instrumentos metodológicos relacionados à Administração Pública, Ciência Política, Economia Solidária, Análise de Sistemas, Construção de Cenários, Planejamento Estratégico Situacional etc, o GAPI vem se dedicando ao campo das Ciências e Técnicas de Governo. Esse acúmulo de experiências e aprofundamento analítico-conceitual e metodológico tem estado sempre referido à preocupação fundacional do grupo acerca das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade. E, também, ao compromisso com a formação de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação capazes de compreender criticamente o caráter destas relações e de transformá-las num sentido coerente com a melhoria das políticas públicas com elas envolvidas.
Local
Sala 309
Pessoas
Coordenação
Rafael de Brito Dias, Renato Peixoto Dagnino
Equipe
Atividades
Atividades de ensino, pesquisa e extensão
Equipamentos
Computadores e impressora
Grupos de Pesquisa do DPCT
CIRIS - Governança, Risco e Comunicação
O grupo de estudos CIRIS - Governança, Risco e Comunicação - envolve um núcleo interdisciplinar de pesquisa e reflexão crítica acerca das interações entre ciência, expertise, risco, comunicação e processos decisórios. Este grupo de pesquisa desenvolve estudos teóricos e empíricos centrados em quatro eixos analíticos: (i) Riscos, incertezas e crises; (ii) Produção, circulação e usabilidade do conhecimento; (iii) Comunicação, enquadramentos discursivos e fluxos de informação; (iv) Governança da ciência e tecnologia.
Local
DPCT
Líderes
- Marko Synésio Alves Monteiro
- Gabriela Marques Di Giulio
Links
Estudos Sociais da Ciencia e da Tecnologia
O Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia do DPCT da UNICAMP, criado em 1995, é composto por uma equipe multidisciplinar orientada para a compreensão das relações entre os fatos científicos, os artefatos tecnológicos, as políticas públicas e os contextos sociais, históricos, materiais e culturais onde estes conhecimentos são desenvolvidos e postos em operação. As pesquisas realizadas têm como objetivo analisar, qualitativa e quantitativamente, as diferentes formas de produção e uso dos conhecimentos científicos e tecnológicos, as suas formas de validação, divulgação e cooperação. Espera-se que os estudos realizados produzam conhecimentos que sejam úteis para a intervenção política sobre a regulação da ciência e da tecnologia. O grupo tem reputação consolidada junto à comunidade nacional e internacional da Área, que se reflete nos financiamentos recebidos e na expressiva produção científica. O grupo ja formou dezenas de Mestres e Doutores.
Local
DPCT
Líderes
- Maria Conceição da Costa
- Janaina Oliveira Pamplona da Costa
Links
NuPHiTT - Núcleo de Pesquisa em História, Território e Tecnologia
O Grupo NuPHiTT promove reflexões através da interação entre a História, Tecnologia e Território, entendendo-os dentro de seus amplos aspectos econômicos e sociais. Interdisciplinar em sua essência, o grupo abriga estudantes de Iniciação Científica e Pós-Graduação de formação diversificada, com enfoques analíticos distintos e complementares, estimulando o diálogo com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
Local
DPCT
Líderes
- Cristina de Campos