O Instituto de Geociências recebeu no final de novembro a visita do reitor Antônio José Meirelles e do chefe de gabinete Paulo César Montagner. Eles se reuniram com o diretor da Unidade, Márcio Cataia, com o diretor associado Emilson Pereira Leite, com chefes de Departamento e com o coordenador técnico da Unidade, Antônio Marcos Moura.
O reitor conheceu a infraestrutura do prédio e tirou dúvidas sobre temas relacionados às pesquisas realizadas no Instituto. O reitor também destacou a importância de estudos relacionados à sustentabilidade, que vem ganhando destaque em rankings internacionais. “O Times Higher Education reservou uma parte à sustentabilidade relacionada à formação de alunos e ao que é desenvolvido internamente no próprio campus”, disse. Ele destacou também a incorporação da Unicamp à International Union for Conservation of Nature (IUCN) Academy, que irá desenvolver a capacidade de profissionais e estudantes de pós-graduação interessados em contribuir com a conservação da natureza de forma mais eficiente e significativa. A Unicamp é a única universidade da América Latina a integrar o grupo de instituições acadêmicas. As demais instituições são Australian National University, Eidgenössische Technische Hochschule Zürich (ETHZ), Stellenbosh University, Tsinghua University e University of California – Berkeley. “A ideia é montar uma academia associada à questão da sustentabilidade. Há muitas iniciativas dentro da própria Unicamp, mas desarticuladas”, disse o reitor, que destacou o papel do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) no país.
O coordenador da pós-graduação do IG, Marko Monteiro, que representou a chefe do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), Janaína Pamplona, destacou justamente a atuação da Unidade no desafio da sustentabilidade e lembrou a interdisciplinaridade que ocorre no DPCT. O docente Alfredo Campos, chefe do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, citou as pesquisas desenvolvidas e principais áreas de atuação dos geólogos. O docente Raul Reis, chefe do Departamento de Geografia, lembrou das dificuldades que deverão ser enfrentadas na licenciatura e citou as áreas de atuação dos docentes deste Departamento. Paulo César Montager, chefe de gabinete, lembrou das especificidades da licenciatura na sua Unidade de origem – a Faculdade de Educação Física. Lembrou ainda do desafio da curricularização da extensão.
Ao fim da visita, o reitor se mostrou impressionado com a infraestrutura do IG e com as pesquisas desenvolvidas. Lembrou que já visitou a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), os campi de Limeira e que em breve deverá visitar outras Unidades.
Por Eliane Fonseca Daré