O artigo “Exquisite air sac histological traces in a hyperpneumatized nanoid sauropod dinosaur from South America” foi um dos mais baixados da revista Scientific Reports em 2021 e ficou no Top 100 da área de Ciências da Terra - foi o 60° com mais downloads. O trabalho, publicado em dezembro de 2021, forneceu mais uma peça para entender a evolução do sistema respiratório em dinossauros.
Tito Aureliano, aluno de doutorado do Instituto de Geociências da Unicamp (IG), Fresia Ricardi-Branco, docente do IG e orientadora de Tito, em parceria com os paleontólogos Aline Ghilardi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelo Fernandes, da Universidade Federal de São Carlos, e com o pesquisador da Universidade Ocidental de Ciências da Saúde, em Pomona (EUA), Mathew Wedel, escreveram sobre como sacos aéreos encontrados nas aves permitiram que certas espécies de dinossauros atingissem tamanhos colossais há cerca de 233 milhões de anos. A pesquisa foi financiada pela FAPESP e a bolsa de pesquisador pelo CNPq.
Com autores de todo o mundo, a coleção Top 100 destaca pesquisas valiosas de uma comunidade internacional que abrange as ciências naturais. No comunicado encaminhado a Tito, a revista americana ressalta: “a Scientific Reports publicou mais de 610 artigos de Ciências da Terra em 2021 e ficar entre os top 100 dos artigos mais baixados é uma conquista extraordinária – sua ciência é de real valor para a comunidade de pesquisa”.
Para Tito, ficar entre os TOP 100 foi uma grata surpresa. “Não esperava. Sobretudo pensando que o artigo saiu só no meio de dezembro. Em 10 dias de 2021 ele ficar nesta posição me deixa muito contente”, disse.
Leia a matéria publicada no Jornal da Unicamp sobre o artigo.
Por Eliane Fonseca
Imagens: divulgação e arquivo pessoal