O professor Ruy Quadros, coordenador do Laboratório de Gestão de Tecnologia e Inovação (LabGETI), esteve no início de setembro em uma missão na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Valparaíso, no Chile, para falar sobre as oportunidades oferecidas pelo machine learning no campo da inovação. Ele e o doutorando Matheus Franco fazem parte do projeto “Sustainable Business Model Innovation for Construction 4.0”, conduzido pelo professor Vinicius Minatogawa, da Escola de Engenharia de Construção e Transporte da universidade chilena.
O objetivo do projeto é entender e propor soluções para o desenvolvimento de inovações sustentáveis na construção civil com base em tecnologias digitais. Também participam do projetos o professor Jose Garcia, também da Escola de Engenharia de Construção e Transporte; a professora Maria Holgado, da Universidade de Sussex, do Reino Unido; e o professor Orlando Durán, da escola de Engenharia Mecânica, da PUC Valparaíso.
“Especificamente nessa viagem, organizamos um seminário no qual o professor Jose Garcia apresentou resultados de uma metodologia baseada em processamento de linguagem natural (NPL) para a prospecção de oportunidades de inovação na construção. Eu fiz uma apresentação sobre os impactos da transformação digital para a inovação em modelos de negócio em empresas incumbentes no Brasil”, disse Quadros.
Leia a matéria publicada no site da PUC de Valparaíso.
Por Eliane Fonseca Daré
Imagens: Arquivo pessoal