Atendendo a um dos objetivos estratégicos do Planes IG 2021-2025, iniciamos o projeto "Você no IG", que visa a criação de uma cultura de multiplicadores (estudantes, docentes e funcionários) de conteúdos relacionados ao Instituto para ser difundida em diversos meios e plataformas de comunicação. Se você tiver interesse em divulgar o que você faz aqui no IG relacionado ao seu trabalho, projeto, pesquisas, incluindo atividades de campo e apresentação em congressos importantes, entre em contato: elianeef@unicamp.
Usaremos as seguintes hashthags nas divulgações: #vocênoIG #Geociências #Unicamp #pesquisaesociedade #geografia #geologia #politicacientificaetecnologica #scicomm
Vamos juntos divulgar o IG!
A primeira participação é da Maria Eduarda Teodoro Mistro, aluna de graduação em Geologia orientada pelo professor Alvaro Crósta, que nos mandou um relato de sua participação no Europlanet Science Congress:
Maria Eduarda Teodoro Mistro
"O Europlanet Science Congress é um congresso que acontece a cada ano em um país diferente da Europa e reúne pesquisadores de todo o mundo para falar dos resultados mais recentes de pesquisas que vão desde asteroides até astrobiologia. Eu, particularmente, pesquiso sobre defesa planetária e a percepção pública em relação ao tema, tendo realizado diversas atividades de divulgação científica (dentro e fora do IG).
Em maio, quando abriu o edital, decidimos nos inscrever já que aqui no Brasil há poucos (ou nenhum?) eventos desse porte, focados em astronomia, e apesar de ser apenas um projeto de iniciação científica no meio de tantas teses de Phd, fomos convidados a apresentar! Entretanto, por ser um congresso internacional e eu ainda ser da graduação, não é possível pedir apoio financeiro da universidade, e apesar de ter uma reserva técnica da FAPESP (que financia a pesquisa), o valor era apenas suficiente para pagar a inscrição do congresso. Decidi então abrir uma vaquinha na internet e rapidamente consegui o valor para a passagem aérea. Acho até importante ressaltar o quanto foi bonito ver as pessoas se compadecendo pela ciência, vendo como não há tanto incentivo público financeiro, mas ainda assim que essa seria uma oportunidade única para mim.
Participar de um congresso desse porte foi incrível, conhecer grandes nomes que sempre lia em artigos, ver resultados de pesquisas que ainda nem foram publicados. Foi uma semana inspiradora, de ver pesquisas que eu nem imaginava que eram possíveis de serem feitas, de conhecer técnicas, voltei com a cabeça borbulhando para fazer pesquisa aqui no IG. Por ser um congresso internacional foi todo em inglês, então apresentei minha pesquisa na forma de pôster em inglês e pude ter trocas com pessoas da Luxemburgo, França, Inglaterra, e ver eles confiando no meu trabalho, perguntando e pedindo material é extremamente compensador. Acho que todos que fazem pesquisa/querem fazer pesquisa tinham que passar por essa experiência!"
Imagens: arquivo pessoal