Agora como Projeto de Extensão, Magmacast abre participação a toda a comunidade do IG

Magmacast

Desde o final da 1ª. temporada, o podcast Magmacast tornou-se projeto de extensão do IG. Recentemente, foi contemplado pela Pro-Reitoria de Extensão e Cultura com verba para a hospedagem na plataforma Spreaker e para a compra de alguns equipamentos. O podcast começou como parte do processo de ensino/aprendizagem da disciplina de Petrografia e Petrologia Ígnea do 5º. semestre do curso de graduação em Geologia, durante o 1º. semestre de 2020, sob coordenação da docente Carolina P. Natividade Moreto e do aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geociências Daniel F. Martins de Sousa.

Para a 2ª. temporada, que acaba de ser lançada, novos episódios já estão em produção, mas com algumas novidades importantes. Ao se tornar projeto de extensão no IG, a proposta foi reformulada para que todas as áreas do conhecimento geocientífico sejam englobadas no podcast, incentivando a participação de pessoas de todas as linhas de pesquisa do Instituto. Qualquer membro da comunidade do IG pode participar ativamente da elaboração de um episódio, seja para divulgar a pesquisa que desenvolve ou falar sobre um tema relacionado às Geociências. A ampliação do projeto possibilita a abordagem de temas atuais e com maior público interessado. Serão 1 prelúdio e mais 10 episódios ao longo de um ano. “Para a próxima temporada nossa proposta é apresentar temas e relacioná-los a um conceito moderno de Sistema Terra, que pretende aproximar as ciências naturais das ciências humanas, além de alertar que conscientização e preservação são fundamentais para recuperarmos o equilíbrio do planeta e conquistarmos qualidade de vida”, conta Daniel.

O Magmacast está disponível nas plataformas Spreaker, Spotify e Deezer, além do blog com o conteúdo complementar de todos os episódios. Os membros da comunidade do IG podem participar em dois núcleos: o Núcleo Técnico ou o Núcleo Científico. Os equipamentos que serão comprados com a verba da PROEC - dois microfones (classe A) e dois fones de ouvido – ficarão disponíveis no IG com o retorno das atividades presenciais. “Certamente os outros podcasts que nascerem no IG poderão ter acesso a toda a estrutura e equipamentos que o Magmacast gerar. Além da estrutura, nossa equipe também pode dar apoio a quem tem uma ideia, quer começar um podcast, mas não sabe como. Quanto mais pesquisadores falarem sobre ciência, melhor! E quem sabe juntos não podemos construir em nosso Instituto um estúdio que seja referência na divulgação científica?”, adianta Daniel.

Acesse a Carta Convite para participação no projeto. Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail magmapodatunicamp.br.

Por Eliane Fonseca

Imagem: Divulgação