Entre os dias 26 e 28 de junho a Unicamp vai receber pesquisadores internacionais da área de Ciências Planetárias que irão debater sobre processos de impactos cósmicos e seu papel na geração da vida. Tais impactos estão entre os principais processos geológicos que podem levar ao estabelecimento de condições habitáveis em corpos planetários.
O workshop destina-se a discutir avanços recentes na compreensão do papel desses processos para a criação de ambientes potenciais para o desenvolvimento da vida em corpos planetários gelados e rochosos, com foco especial em luas geladas como Titã (em Saturno) e Europa (em Júpiter).
O evento ocorrerá no Instituto de Geociências e a participação é apenas por convite, com número limitado de participantes.
Aqueles que desejam receber um convite devem entrar em contato por email com um dos organizadores:
• Alvaro P. Crósta (Unicamp): crostaunicamp.br (crosta[at]unicamp[dot]br)
• Rosaly M. C. Lopes (Jet Propulsion Laboratory, NASA/Caltech, EUA): rosaly.m.lopesjpl.nasa.gov (rosaly[dot]m[dot]lopes[at]jpl[dot]nasa[dot]gov)
• Catherine Neish (University of Western Ontario, Canadá): cneishuwo.ca (cneish[at]uwo[dot]ca)
Após o workshop, parte do grupo irá visitar as crateras de impacto meteorítico de Vargeão e Vista Alegre na região sul do Brasil. Trata-se de estruturas geológicas raras formadas por rochas vulcânicas de composição basálticas que, por analogia, são importantes para a compreensão dos processos de impacto em corpos rochosos como Marte, Vênus e a Lua, onde ocorrem rochas similares.
O evento tem o apoio da Unicamp e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).
Para mais informações, acesse o site do evento: https://www.ige.unicamp.br/impacts-and-habitability/