Uma equipe do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp (Lab-GEOPI) acaba de finalizar o planejamento estratégico da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ), uma das maiores e mais antigas Unidades da Universidade de São Paulo (USP), que fica em Piracicaba. Os docentes Sergio Salles-Filho (Instituto de Geociências), Marcelo Knobel (Instituto de Física), Adriana Bin e Milena Serafim (ambas da Faculdade de Ciências Aplicadas) e a doutoranda do Programa de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências Milena Silva participaram da elaboração do documento.
O GEOPI foi convidado a elaborar o planejamento estratégico da ESALQ em 2023 e o processo durou um ano. A finalização do projeto foi celebrada pela equipe, já que a ESALQ é uma das melhores escolas de agronomia do país. “Fizemos um trabalho intensivo em parceria com várias pessoas da casa. Montamos um plano estratégico e um plano operacional que resultam em seis objetivos estratégicos. Cada um desses objetivos se desdobra em basicamente três projetos cada”, informa Salles. Com a finalização do processo de planejamento, a ESALQ agora irá iniciar a fase de implementação do plano.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma área de atuação explorada pelo Grupo há muitos anos. O GEOPI iniciou esse tipo de atividade a partir do planejamento do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e, depois, de várias unidades da Embrapa. A equipe também fez o planejamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, onde está o acelerador de partículas Sirius, e várias outras organizações e centros de pesquisa no Brasil.
O planejamento estratégico é uma das quatro linhas de trabalho do GEOPI, que atua em projetos ligados a planejamento estratégico; avaliação de implementação, resultados e impactos; estudos do futuro e prospecção tecnológica; e estudos de políticas e estratégias em CT&I e no ensino superior.
Por Eliane da Fonseca Daré e Marina Ceci (Comunicação Geociências / Pesquisa da Pesquisa)
Foto: ESALQ