Uma equipe do AmazonFace esteve no IG nesta quarta, 15 de maio, para apresentar o programa e uma maquete do experimento FACE (Free Air Carbon dioxide Enrichment).O AmazonFACE é um programa científico que investiga a resiliência da Floresta Amazônica perante as mudanças climáticas.
Um experimento pioneiro no mundo está sendo construído na Floresta Amazônica para entender como esse ecossistema responderá ao aumento de gás carbônico na atmosfera. Seis áreas de pesquisa integram o programa: carbono, nutriente, água, biodiversidade, socioambiental e modelagem ecossistêmica. Marko Monteiro, docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG, coordena a área socioambiental, junto com Maira Padgurschi, do CNPEM.
A maquete do FACE esteve em Dubai, durante a Conferência do Clima. Veio para a Unicamp, onde esteve na reitoria, depois na Coordenadoria de Centros e Núcleos (Cocen), na Biblioteca Central, na biblioteca do Instituto de Biologia, na Casa do Professor Visitante, Cepagri/ Embrapa Digital. Vai permanecer até sexta, 17 de maio, no saguão do IG, quando seguirá para Paris, com uma equipe da Cocen, que vai participar do evento Viva Technology, um dos maiores eventos de tecnologia e startups da Europa.
Saiba mais sobre AmazonFace em: https://amazonface.unicamp.br/
Veja o que já foi divulgado sobre o Programa no JU e no site do IG:
Um experimento de alcance sem precedentes na Amazônia
Construindo um futuro mais sustentável
Docente do IG visita experimento AmazonFace
Texto e imagem: Eliane F Daré