O professor Marko Monteiro, docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG, coordenou o painel “Futuros Compartilhados- Modelos colaborativos para integração ciencia-sociedade” da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI) promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sarita Albagli, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenadora do INCT de Ciência Cidadã (IBICT/INCT Ciência Cidadã); Cristiane Pankararu do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen/Ministério do Meio Ambiente); e Gabriela Di Giulio, docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-pós-graduanda do IG, abordaram a diversidade na ciência e a integração da CT&I às necessidades sociais. Marconi Albuquerque, do MCTI, foi o relator do painel.
Monteiro apresentou diferentes modelos teóricos e normativos sobre o tema da mesa e apresentou recomendações para que a ciência seja um espaço mais plural, como a formação de pessoas com orientação transdisciplinar, a criação de editais que comportem as especificidades de projetos colaborativos e o apoio financeiro a regiões fora dos eixos Sul e Sudeste. Para o docente, a relação entre ciência e a sociedade deve ir além da popularização da ciência e da participação popular. Deve incluir a valorização de diversas formas de produção de conhecimento. “Promover essa aproximação não é óbvio e não é linear. Não se resume a divulgar mais a ciência e nem chamar atores a opinar. Incorporar grupos e indivíduos envolve mudanças institucionais. Para alcançar esses objetivos que promovam a redução de desigualdades e melhorias, é preciso buscar novos arranjos de políticas cientificas”, afirmou o docente em entrevista ao site do MCTI.
Salles-Filho foi relator de Plenária da 5CNCTI
O professor Sergio Salles-Filho, do DPCT, foi relator da Plenária 5 - "Nova Indústria Brasil: missões para CT&I nas empresas", que contou com Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), como moderador do evento e com os palestrantes Cassiano Elbert, gerente executivo de tecnologia da Petrobras; José Pinho Leite Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES; e Uallace Morerira Lima, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A plenária buscou discutir como transformar o setor industrial do país, tornando-o mais competitivo, sustentável e alinhado com as demandas do século XXI. "Foram três dias de apresentações, com diversidade de pontos de vista e uma grande convergência: ninguém duvida da importância da pesquisa e da inovação como engrenagens das mudanças em curso", disse Salles-Filho a Mariana Ceci, jornalista do projeto, Pesquisa da Pesquisa, coordenado por Salles e financiado pela Fapesp.
Assista o painel coordenado por Marko Monteiro em: https://www.youtube.com/watch?v=D6_VTYc5c00
Assista a plenária 5, cuja relatoria coube a Sergio Salles-Filho, em: https://www.youtube.com/watch?v=emxu3C_9tXk
Leia mais sobre o painel e sobre a plenária.
Por Eliane Fonseca, com informações do MCTI e de Mariana Ceci
Fotos: Rodrigo Cabral e Luara Baggi (ASCOM/MCTI)