• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

Image not available

  • Portuguese, Brazil
    Image not available
  • English
    Image not available
  • Spanish
    Image not available
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Reset your password
IG 45 anos
Image not available
Unicamp
Image not available

Main Menu

  • Institutional
    • Overview
    • Departments
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Library
      • Comission
      • Regulations
      • Team
      • Services
      • Links
      • Social Media
    • Contact
  • People
    • Faculty
    • Colaborators
    • Techical and Administrative Staff
    • Researchers
    • Postdocs
  • Undergraduate
    • Overview
    • Undergraduate in Geology
    • Undergraduate in Geography
    • Scholarships and Internships
    • Contact
  • Graduate
    • Overview
    • Programmes
      • Teaching and History of Earth Sciences
      • Geosciences
      • Geography
      • Science and Technology Policy
    • Regulations and Catalogues
    • Student Entities
    • Unicamp Teacher Internship Programme Grants
    • Grants
    • Disciplines
    • Special Students
    • Defenses and Qualifications
      • Schedule
      • Procedures for dissertation defences and qualifying exams
    • Repository of Theses and Dissertations
    • Contact
  • Research
    • Overview
    • Research resources
    • Support Office for Research and Extension Projects
    • Academic and scientific production
    • Research Groups
    • Contact
  • Laboratories
  • Culture and Extension
    • Overview
    • Outreach and Specialisation Degrees
    • Extension activities
    • Contact
  • Communication
    • News
    • Social Media

Corpo território, território corpo: saberes e práticas em devir na educação geográfica

Breadcrumb

  • Home
  • Corpo território, território corpo: saberes e práticas em devir na educação geográfica
Tânia
Image not available
Wander Guilherme Rocha Carvalho
Tânia Seneme do Canto
DGEO

Este artigo nasce de um projeto de pesquisa que vem buscando conectar e explorar saberes que articulam o corpo e o território na educação geográfica. O contexto da pesquisa envolve a formação de professores de geografia e de educação física através de um projeto interdisciplinar vinculado ao Programa Residência Pedagógica, da CAPES. O método da pesquisa funda-se na perspectiva de que estes saberes não estão prontos e as conexões entre eles não sãodadas de antemão e, portanto, faz-se necessário criar dispositivos capazes de ativar, movimentar, irromper o pensamento e o corpo para produzi-los. É certo que os currículos escolares e universitários, bem como os textos científicos e pedagógicos da geografia e da educação física, abordam e estabelecem relações entre o corpo e o território no âmbito educacional e para além dele. Entretanto, parece haver ainda um amplo campo de experiências e saberes a serem mobilizados na educação geográfica a partir do entendimento do corpo como um território e do território como um corpo.A pesquisa demonstrou que a interseção entre território e corpo pode enriquecer a compreensão em Educação Geográfica em uma perspectiva multidisciplinar, permitindo novas conexões e aberturas em um mundo em constante mudança.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Dispositivos. Cartografia. Corpo. Território
 

Revista Triângulo

Address

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Directions 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Portal Feedback

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Contacts

Menu do usuário

  • Log in
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados

Notifications