• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

Image not available

  • Portuguese, Brazil
    Image not available
  • English
    Image not available
  • Spanish
    Image not available
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Reset your password
IG 45 anos
Image not available
Unicamp
Image not available

Main Menu

  • Institutional
    • Overview
    • Departments
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Library
      • Comission
      • Regulations
      • Team
      • Services
      • Links
      • Social Media
    • Contact
  • People
    • Faculty
    • Colaborators
    • Techical and Administrative Staff
    • Researchers
    • Postdocs
  • Undergraduate
    • Overview
    • Undergraduate in Geology
    • Undergraduate in Geography
    • Scholarships and Internships
    • Contact
  • Graduate
    • Overview
    • Programmes
      • Teaching and History of Earth Sciences
      • Geosciences
      • Geography
      • Science and Technology Policy
    • Regulations and Catalogues
    • Student Entities
    • Unicamp Teacher Internship Programme Grants
    • Grants
    • Disciplines
    • Special Students
    • Defenses and Qualifications
      • Schedule
      • Procedures for dissertation defences and qualifying exams
    • Repository of Theses and Dissertations
    • Contact
  • Research
    • Overview
    • Research resources
    • Support Office for Research and Extension Projects
    • Academic and scientific production
    • Research Groups
    • Contact
  • Laboratories
  • Culture and Extension
    • Overview
    • Outreach and Specialisation Degrees
    • Extension activities
    • Contact
  • Communication
    • News
    • Social Media

Metodologia utiliza imagens de satélite para monitorar saúde de manguezais

Breadcrumb

  • Home
  • Metodologia utiliza imagens de satélite para monitorar saúde de manguezais
mangue
Image not available

Publicado originalmente no Jornal da Unicamp.

O objetivo é contribuir com a preservação desse ecossistema por meio de um diagnóstico eficaz e viável economicamente

Uma pesquisa desenvolvida junto ao Instituto de Geociências (IG) da Unicamp criou uma metodologia capaz de analisar a saúde dos manguezais atingidos por derramamentos de petróleo. A análise é feita com imagens de satélite gratuitas geradas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos e pela Agência Espacial Europeia. O objetivo é contribuir com a preservação desse ecossistema por meio de um diagnóstico eficaz e viável economicamente, de acordo com o geólogo Luiz Henrique Joca Leite, autor da pesquisa.

“A metodologia permite a utilização de dados de sensoriamento remoto para fazer uma análise inicial nos manguezais, de modo a definir pontos de concentração para um diagnóstico mais aprofundado. Os manguezais estão em áreas extensas e de difícil acesso. Por este motivo, o método desenvolvido permite que esse trabalho seja otimizado, principalmente em casos de planos de contingência”, explica Leite.

Ainda de acordo com o pesquisador, a metodologia foi testada com êxito em regiões afetadas por derramamentos de petróleo. Foram avaliadas áreas do canal de Bertioga, no estado de São Paulo, da Baía de Barataria, no Estado da Louisiana, Estados Unidos e em três áreas do nordeste brasileiro: Baía de Camamu, Estuário do Rio Vaza Barris e Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

“Quando temos derrames de petróleo em alto mar, esse óleo tende a ser direcionado pela maré para a costa. E a primeira linha de frente junto com a faixa de praia são os manguezais”, afirma o autor da pesquisa. Leite acrescenta que os manguezais são um dos ecossistemas mais sensíveis a impactos ambientais. “Qualquer distúrbio nesse ecossistema vai gerar consequências muito graves. E o petróleo já tem essa tendência de ser um poluente com efeitos colaterais muito danosos ao meio ambiente.”

A metodologia desenvolvida por Leite integrou dissertação de mestrado defendida recentemente junto ao IG para obtenção de título de mestre na área de geologia e recursos naturais. O estudo foi orientado pelo professor Carlos Roberto de Souza Filho. 

Texto: Silvio Anunciação

Vídeo: TV Unicamp

Address

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Directions 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Portal Feedback

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Contacts

Menu do usuário

  • Log in
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados

Notifications