Alunos, pesquisadores, professores e especialistas de instituições nacionais e internacionais reuniram-se no Instituto de Geociências (IG) da Unicamp no dia 18 de julho para debater o uso de Big Data no processo de tomada de decisão em políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O encontro foi organizado pelo Programa Innovation Systems, Strategies and Policies (InSySPo), coordenado por Nicholas Vonortas, da George Washington University.
Foram apresentados novos desenvolvimentos no campo da cienciometria e ciência da ciência e as respectivas implicações para a elaboração de políticas de ciência e tecnologia. Cassidy Sugimoto, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, falou sobre a institucionalização das desigualdades na ciência. Já Vincent Lariviere, da Universidade de Montreal, trouxe o financiamento da pesquisa analisado do ponto de vista do uso da bibliometria na política científica. Rodrigo Costas Comesana, da Universidade de Leiden, apresentou como novas fontes de dados cientométricos podem ajudar a desvendar novas perspectivas sobre a ciência.
Pela Unicamp, participaram da conferência os docentes Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho e Sérgio Robles Reis de Queiroz, do IG; a docente Adriana Bin, da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA); e a pesquisadora Ana Maria Carneiro, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP).
O evento ocorreu de forma híbrida e está disponível no canal do Insyspo no Youtube.
Texto e imagem: Eliane Fonseca