• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

Image not available

  • Portuguese, Brazil
    Image not available
  • English
    Image not available
  • Spanish
    Image not available
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Reset your password
IG 45 anos
Image not available
Unicamp
Image not available

Main Menu

  • Institutional
    • Overview
    • Departments
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Library
      • Comission
      • Regulations
      • Team
      • Services
      • Links
      • Social Media
    • Contact
  • People
    • Faculty
    • Colaborators
    • Techical and Administrative Staff
    • Researchers
    • Postdocs
  • Undergraduate
    • Overview
    • Undergraduate in Geology
    • Undergraduate in Geography
    • Scholarships and Internships
    • Contact
  • Graduate
    • Overview
    • Programmes
      • Teaching and History of Earth Sciences
      • Geosciences
      • Geography
      • Science and Technology Policy
    • Regulations and Catalogues
    • Student Entities
    • Unicamp Teacher Internship Programme Grants
    • Grants
    • Disciplines
    • Special Students
    • Defenses and Qualifications
      • Schedule
      • Procedures for dissertation defences and qualifying exams
    • Repository of Theses and Dissertations
    • Contact
  • Research
    • Overview
    • Research resources
    • Support Office for Research and Extension Projects
    • Academic and scientific production
    • Research Groups
    • Contact
  • Laboratories
  • Culture and Extension
    • Overview
    • Outreach and Specialisation Degrees
    • Extension activities
    • Contact
  • Communication
    • News
    • Social Media

Currículo de Geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente

Breadcrumb

  • Home
  • Currículo de Geografia de Timor-Leste: língua portuguesa como estratégia geopolítica e a significação de uma identidade nacional recente
Parede de entrada do Arquivo & Museu da Resistência Timorense.
Image not available
Vanessa Lessio Diniz
Rafael Straforini
DGEO

No presente artigo discutimos, no contexto histórico timorense pós-restauração da independência (2002-atual), o papel da Geografia escolar no âmbito da Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral, entendendo essa disciplina enquanto prática espacial de significação que opera diretamente na construção de uma identidade nacional recente. Tendo como base uma perspectiva pós-crítica e pós-estruturalista, sob a ótica da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, compreendemos que a elaboração e a implementação do atual currículo de Timor-Leste estão carregadas de disputas discursivas entre contextos políticos, concepções institucionais e atores sociais envolvidos nesse processo. Metodologicamente, a partir da análise de entrevistas realizadas com interlocutores timorenses, constatamos que a língua portuguesa se apresenta como um importante componente da identidade nacional, de modo que se consolida na reestruturação curricular como um ponto nodal e um elemento geopolítico, visto que insere Timor-Leste na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), numa tentativa estratégica de manutenção de uma ideia de nação frente aos seus vizinhos asiáticos e da Austrália.

Palavras-chave: Geografia escolar; Identidade nacional; Currículo; Teoria do Discurso; Ensino secundário.

Rafael Straforini

Currículo Sem Fronteiras

Address

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Directions 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Portal Feedback

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Contacts

Menu do usuário

  • Log in
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados

Notifications