Foi inaugurada na terça-feira, 2 de abril, no saguão do IG, a exposição itinerante “Astrofotografia e a geologia do sistema solar como meio de divulgação científica”, idealizada pelo professor Wagner Amaral, docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais. A mostra corresponde a um dos projetos coontemplados no 2º edital interno de extensão do IG.
Na cerimônia de abertura, Amaral lembrou o início de seu interesse pela astrofotografia, em 2007. “Morava numa república e eu e meus colegas começamos a fazer algumas fotos da Lua e de alguns planetas com as Cyber Shots, aquelas máquinas do início da tecnologia digital”, contou. Já trabalhando na Unicamp, criou um observatório no telhado de sua casa com equipamentos mais avançados. “Ali eu comecei a ver algumas feições interessantes da Lua e dos planetas”, contou. Assim, foi se aperfeiçoando até conseguir registros como o da Galáxia do Escultor, localizada a aproximadamente 10 milhões de anos-luz da Terra (primeira foto da seuqência abaixo).
A coleção apresenta 24 astrofotografias, com QRCodes que trazem informação específica sobre cada uma delas. Uma dessas fotos mostra a Nebulosa de Carina, que foi publicada na Revista Americana Astronomy de janeiro de 2022. Há também fotos da Lua, com detalhes de feições geológicas; de Marte, em que é possível ver o maior vulcão do Sistema Solar, com cerca de 25 Km de altura; e de nebulosas.
Mais detalhes sobre a exposição podem ser obtidos pelo e-mail lobatounicamp.br (lobato[at]unicamp[dot]br)
Texto e fotos: Eliane Fonseca Daré