Foi inaugurada no hall do IG a exposição “Os segredos dos meteoritos: um mundo microscópico revelado”, sob curadoria de Gaston Eduardo Enrich Rojas, docente do Instituto de Geociências (IGc) da USP, e coordenação de Alvaro Penteado Crósta, docente aposentado do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do IG/Unicamp.
Através de uma sequência de informações escritas, imagens e arquivos de áudios disponíveis em QR Codes, os painéis da exposição permitem ao público entender como ocorreu a formação do sistema solar e o que representam essas rochas espaciais que chegam até a Terra. Os meteoritos têm características diversas e a obtenção de imagens através de microscópios permite que os cientistas obtenham informações como sua composição química. Segundo Gaston, um dos objetivos da exposição é justamente “tentar aproximar da academia um público que não conhece as técnicas de microscopia”.
De acordo com Alvaro Crósta, “nós temos um território continental, certamente, cheio de meteoritos”. No entanto, há pouquíssimos meteoritos conhecidos e estudados no Brasil. A exposição é uma forma de apresentar características até então desconhecidas pelo público não-cientista. “Esse é um dos grandes papéis nosso hoje: discutir mais a ciência, interessar mais as pessoas pela ciência”, complementa o docente.
O diretor do IG, Márcio Cataia, enalteceu a exposição. “Essa proposta de apoio para os jovens, para pensar a ciência, para pensar a academia, para pensar junto com a gente, é da maior relevância”, disse. “Esse é o esforço que precisamos fazer para que a gente possa conduzir a instituição dentro dessa perspectiva de atração, de pensar cientificamente”, complementou.
Silvana di Blásio, coordenadora do Espaço Cultural Casa do Lago, representou o pró-reitor de extensão, esporte e cultura, Fernando Antonio Santos Coelho. “Essa é uma importante ação de divulgação científica pela qual nós prezamos muito aqui na Universidade”, disse, ao se lembrar da missão de Extensão na Unicamp.
Grande parte dos painéis contém um QR Code com áudios complementares sobre o assunto, criado por Oli Miranda Marsiglia, estudante do IGc-USP.
A exposição vai até 29 de novembro, no saguão do IG.