Uma equipe de pesquisadores da Unisinos e da Petrobras esteve no IG entre os dias 13 e 14 de novembro para administrar um curso de capacitação do software Mosis XP, desenvolvido pelo Centro de Excelência em Geoinformática e Computação Visual (Vizlab). A visita foi financiada pelo projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação intitulado “Aplicações multi-escala de dados e métodos de sensoriamento remoto hiperespectral e LIDAR para estudos de rochas do pré-sal e seus análogos”, coordenado por Carlos Roberto de Souza Filho. Quem recebeu a equipe foi Diego Fernando Ducart, docente do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, coordenador do Laboratório de Processamento de Informações Geo-referenciadas e Realidade Virtual (LAPIG-RV), que é parte do Centro Multiusuários HiperMev – a primeira unidade acadêmica do gênero, no Brasil, com aplicação de alta tecnologia.
O curso contemplou alunos de graduação, de pós-graduação e docentes ligados ao projeto. Maurício Roberto Veronese, que coordena o Vizlab, junto com Luiz Gonzaga Gil, conduziu o curso. Conforme Veronese, o objetivo da capacitação foi a “transferência de conhecimento entre projetos da Petrobras em ambas instituições”, disse.
Quem idealizou a atividade foi o geólogo da Petrobras Delano Ibanez, que buscou estabelecer uma ação colaborativa entre projetos que envolvem a Unisinos e a Unicamp. Uma parte dessa colaboração é o desenvolvimento de atividades de realidade virtual. “Queríamos contar com a expertise da Unicamp, principalmente na parte de perspectiva, da metodologia, e entender melhor esse dado para a gente trazer para a realidade virtual”, disse Delano. O software MOSIS XP permite a visualização com realidade virtual e o mapeamento detalhado sobre modelos digitais de afloramentos 3D obtidos com fotogrametria, LIDAR e sensores hiperespectrais, e também permite integrar estes dados com outros dados geológicos obtidos em atividades de campo.
Texto: Eliane Fonseca Daré
Imagens: divulgação