• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

Image not available

  • Portuguese, Brazil
    Image not available
  • English
    Image not available
  • Spanish
    Image not available
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Reinicializar su contraseña
IG 45 anos
Image not available
Unicamp
Image not available

Main Menu

  • Institucional
    • Presentación
    • Departamentos
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Biblioteca
      • Comisión
      • Reglamento
      • Equipo
      • Informes
      • Servicios
      • Links
      • Redes Sociales
    • Contacto
  • Comunidad
    • Facultad
    • Colaboradores
    • Personal
    • Investigadores
    • Posdoctorados
  • Grado
    • Presentación
    • Grado en Geología
    • Grado en Geografía
    • Becas y prácticas
    • Contacto
  • Postgrado
    • Presentación
    • Programas
      • Enseñanza e Historia de las Ciencias de la Tierra
      • Geociencias
      • Geografía
      • Política Científica y Tecnológica
    • Reglamentos y Catálogos
    • Entidades estudiantiles
    • PED - Programa de Prácticas Docentes
    • Becas
    • Asignaturas ofrecidas
    • Estudiante Especial
    • Defensas y Calificaciones
      • Agenda
      • Procedimientos para la defensa de disertaciones y exámenes de calificación
    • Depósito de Tesis y Disertaciones
    • Contacto
  • Investigación
    • Recursos de investigación
    • Oficina de Apoyo a Proyectos
    • Producción académica y científica
    • Contacto
  • Laboratórios
  • Cultura y Extensión
    • Presentación
    • Cursos de Extensión y Especialización
    • Actividades de extensión
    • Contacto
  • Comunicación
    • Notícias
    • Redes sociales

Ciência na Praça apresenta para população de Campinas pesquisas desenvolvidas na Unicamp

Ruta de navegación

  • Inicio
  • Ciência na Praça apresenta para população de Campinas pesquisas desenvolvidas na Unicamp
Ciência na Praça
Image not available

Aproximar a ciência da sociedade, mostrando os conhecimentos que a Universidade produz. Esse foi o principal objetivo do  evento “Ciência na Praça”, que levou na terça, 13, alunos, docentes, funcionários e representantes de entidades sindicais da Unicamp ao Largo do Rosário em Campinas durante manifestação pela defesa da educação nacional e em prol da manutenção da autonomia das universidades públicas. Projetos já em andamento de mestrado, doutorado e de iniciação científica de várias unidades da Unicamp foram expostos e apresentados a quem passava pelo local de modo descontraído e com uma linguagem menos acadêmica.

O docente do Instituto de Geociências Jefferson Picanço e um grupo de alunos promoveram uma mostra das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas na Unidade. "O IG, com sua característica multidisciplinar, trouxe para a população pesquisas de geologia, geografia e de política científica e tecnológica. Vivemos um momento em que a ciência está sob ataque e sob um julgamento muito forte. Estamos aqui para mostrar o que ela é de fato. Se a ciência tem problemas, a melhor saída é a própria ciência", disse o docente.

IG
Image not available

Uma das pesquisas apresentadas pelos alunos do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) no “Ciência na Praça” mostrou um experimento sobre rompimento de barragens de rejeitos com o uso de maquetes e usando cálculos matemáticos. Outro experimento mostrava propriedades de alguns minerais, como a magnetita. O experimento lúdico mostra o uso das propriedades magnéticas na separação de minerais.

Experimentos
Image not available

A participação dos alunos de graduação e pós graduação foi ativa. Talita Gantus de Oliveira, aluna de doutorado do IG, que estuda a gestão de riscos em desastres e é orientada por Picanço, considera a participação no evento primordial para a aproximação com a população não acadêmica. “Nossa presença aqui é importante no sentido da população entender a necessidade de apoiar o ensino público de qualidade. Se não mostramos o que fazemos, não vamos conseguir angariar todo o apoio que precisamos para a manutenção do ensino”, disse.

Experimento
Image not available

Wagner Romão, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp), falou sobre o atual momento da educação superior e sobre a autonomia das universidades paulistas. "Temos vivido um regime de cortes muito contundente que tem colocado em risco a permanência dos trabalhos das universidades. O momento de restrição das estaduais paulistas tem impactado nos salários e nas aposentadorias, impossibilitando contratação para repor o quadro", disse. Segundo o docente, a autonomia das universidades paulistas que comemora 30 anos nessa quinta, 15, foi uma conquista de docentes, funcionários e alunos daquela época. "É sempre importante lembrar. Temos que nos precaver para a manutenção da autonomia universitária", concluiu.

Leia também no Portal da Unicamp. 

Texto e fotos: Eliane Fonseca Daré

Dirección

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

¿Cómo llegar? 

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Feedback do Portal

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Fale com o IG

Menu do usuário

  • Iniciar sesión
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados

Notifications