• Rua Carlos Gomes, 250 - CEP: 13083-855 - Campinas, SP, Brasil

Image not available

  • Portuguese, Brazil
    Image not available
  • English
    Image not available
  • Spanish
    Image not available
Utilizar o username do domínio IGE
Utilizar a senha do domínio IGE
  • Recuperar senha
IG 45 anos
Image not available
Unicamp
Image not available

Main Menu

  • Institucional
    • Apresentação
      • 30 anos de IG
      • 40 anos de IG
      • 45 anos de IG
      • Professores Eméritos
    • Diretoria
    • Colegiados
      • Congregação
      • CID
      • Legislação e Regimentos
    • Departamentos
      • DGEO
      • DGRN
      • DPCT
    • Relatórios
    • PLANES
    • AcolheIG
    • Biblioteca
      • Comissão
      • Regimento
      • Equipe
      • Serviços
      • Links
      • Redes Sociais
    • Mapeamento de Processos do IG
    • Periódicos do IG
    • Concursos Docentes
    • Programa de Pesquisador de Pós Doutorado
    • Concursos Técnicos e Administrativos
    • Contato
  • Comunidade
    • Docentes
    • Colaboradores
    • Técnicos e Administrativos
    • Pesquisadores
    • PosDocs
  • Graduação
    • Apresentação
    • Graduação em Geologia
    • Graduação em Geografia
    • Comissão de Graduação
    • Núcleo Docente Estruturante
    • Área do aluno
    • Ingresso na graduação
    • Disciplinas
    • Bolsas e estágios
    • Entidades estudantis
    • Contato
  • Pós-graduação
    • Apresentação
    • Programas
      • Ensino e História de Ciências da Terra
      • Geociências
      • Geografia
      • Política Científica e Tecnológica
    • Regulamentos e Catálogos
    • Comissão Geral da Pós-Graduação
    • Entidades Estudantis
    • PED - Programa de Estágio Docente da Unicamp
    • Bolsas
    • PRINT
      • Análise dos componentes naturais e das suas transformações
      • Ciência, Tecnologia, Inovação para a Sustentabilidade
      • Fronteiras do conhecimento em Geociências
      • Geoparques, Comunidades e Cidades Resilientes
      • Globalização e dinâmicas sócio-espaciais
    • Disciplinas
    • Estudante Especial
    • Defesas e Qualificações
      • Agenda
      • Procedimentos para Defesas e Qualificações
    • Repositório de Teses e Dissertações
    • Contato
  • Pesquisa
    • Apresentação
    • Comissão de Pesquisa
    • Recursos para pesquisa
    • Escritório de Apoio a Projetos
    • Produção acadêmica e técnico científica
    • Grupos de pesquisa
    • Contato
  • Laboratórios
  • Cultura e Extensão
    • Apresentação
    • Comissão de Extensão
    • Cursos de Extensão e Especialização
    • Atividades de Extensão
    • Formulário para cadastrar Ações de Extensão
    • Edital Extensão
    • Esquema de Ações de Extensão
    • UPA Virtual 2021
    • Contato
  • Comunicação
    • Notícias
    • Clipping
    • Redes Sociais

Linhas de Pesquisa

Trilha de navegação

  • Início
  • Linhas de Pesquisa

PPG-EHCT

História e Filosofia das Ciências Naturais

A linha de pesquisa História e Filosofia das Ciências Naturais dedica-se a promover estudos e pesquisas de História e Filosofia da Ciência (HFC) e suas relações sociais e culturais. Promove projetos que exploram questões controversas que contribuam para um tratamento humano do fazer ciência. Ciências Naturais ocupam papel estratégico na sociedade atual mas, para compreender seu potencial, seus limites e seu alcance ético, econômico e cultural é salutar dominar sua história, ou seja, precisamos descrever como o conhecimento científico foi legitimado socialmente por meio de estudos de casos que revelam a existência de descontinuidades e controvérsias entre ciência e “pseudociência” (p.ex., resultados positivos da “teoria errada”, ou da Teologia natural, da Alquimia etc.). Tal descrição inclui mostrar valores e interesses das elaborações teóricas, seus nexos com aspectos analíticos, empíricos e matemáticos que implicam o debate sobre o que é universal, neutro e prático. Nesta escala torna-se estratégico esmiuçar a “História das disciplinas” pois por meio da descrição e reconstrução de como contribuições hoje consideradas decisivas se estabeleceram como “verdades” racionais e empíricas e se configuraram diante de outras formas de conhecimento (senso comum, pensamento religioso, especulação filosófica, conhecimento antropológico). Tal abordagem de HFC abre possibilidades de reflexão sobre as ligações com o campo de Educação científica e tecnológica.

Educação, Formação Docente, Tecnologia Educacional e Comunicação em Ciências Naturais

A linha de pesquisa em Educação, formação docente, tecnologia educacional e comunicação em Ciências Naturais (ECN) abrange estudos de caráter teórico e prático sobre a relevância – para a Educação e para o Ensino – do conhecimento de Ciências Naturais, com ênfase em Ciências da Terra. Está bem estabelecido que os processos naturais, ao longo do Tempo Geológico, edificaram o ambiente em que atualmente as comunidades vivem e evoluem. A linha de pesquisa abrange diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental à pós-graduação e formação de professsores. A indagação central que se pretende responder é: em que medida as Ciências Naturais de modo amplo estão presentes no currículo escolar e nos programas do ensino formal e não-formal? As múltiplas respostas que resultarão dessa questão teórica podem revelar: (a) a necessidade de novas concepções que permitam uma convivência mais harmoniosa das sociedades com a natureza; (b) inovações educacionais para formar novas competências e habilidades, tanto sob o ponto de vista das Geociências, em particular, como das Ciências Naturais em geral; (c) a importância de as pessoas compreenderem que os fenômenos estudados pelas Ciências Naturais interferem e determinam suas vidas e os cenários/contextos das sociedades a que pertencem. Tais pesquisas abrangem a natureza do conhecimento em Geologia, Geociências e Ciências Naturais; processo de ensino-aprendizagem, políticas curriculares, currículos e programas de distintos níveis de ensino, formação de professores, divulgação científica, ensino-aprendizagem, material didático, tecnologia educacional e educação ambiental. A produção de recursos didáticos tem sido alvo de pesquisa, no âmbito da Comunicação e Ensino Não-Formal em Geociências, área presente no contexto da produção dos docentes do EHCT e que trata da difusão de conteúdos e conceitos relacionados às Ciências Naturais e Ciências da Terra incluindo análise de instituições, suportes materiais, processos e formas de circulação do conhecimento científico. A linha de pesquisa ECN articula um esforço permanente para a proposição, avaliação e desenvolvimento de ações acadêmicas e políticas voltadas para a melhoria do Ensino de Ciências Naturais, desde o nível fundamental até o nível superior.

Geoética, Geoconservação, Geopatrimônio, Cidadania e Legislação Ambiental

A Geologia não deve mais centrar-se na compreensão do passado, mas refletir sobre o futuro, tanto no tocante ao uso dos recursos naturais, energéticos e minerais, quanto na geração de resíduos a partir da explotação e uso destes. Geoética, assim, é um campo interdisciplinar entre Geociências e Ética que envolve a Terra e as Ciências Planetárias, bem como ética aplicada; lida com os modos de pensar e agir humanos em relação ao
significado da Terra como sistema e como modelo. Estão incluídos aspectos científicos, tecnológicos, metodológicos e socioculturais, tais como a sustentabilidade, o desenvolvimento, a geodiversidade e o geopatrimônio, o consumo prudente dos recursos minerais, as medidas adequadas para previsão e mitigação de riscos naturais, a divulgação pública e a comunicação especializada em Geociências. Além disso, reconhece a necessidade de considerar protocolos apropriados para esses temas e a Aprendizagem Social e Educação como estratégias para atingirmos as propostas da Sustentabilidade.

Endereço

Rua Carlos Gomes, 250
CEP: 13083-855
Campinas, SP

Como chegar  

22º48'48"S 47º04'09"W

Footer menu

  • Feedback do Portal

Links

  • Email Unicamp
  • Sistemas e Solicitações
  • Intranet (antiga)
  • Logotipos do IG
  • Fale com o IG

Menu do usuário

  • Entrar
IG 45 anos
Unicamp

Copyright © 2025 IG, Unicamp. Todos os direitos reservados

Notifications