Série de workshops “Avanço tecnológico e convergência econômica” chega ao fim em abril

Insyspo Ultimo workshop

O evento contará com a participação especial dos cinco editores do livro sobre o tema a ser lançado pela Oxford University Press em junho deste ano

Site oficial do workshop e inscrição gratuita (em inglês):

Technology Upgrading and Economic Catch-Up: the road ahead (Final Workshop) Tickets, Thu, Apr 22, 2021 at 9:00 AM | Eventbrite

Após cinco meses e quatro edições que reuniram mais de 350 participantes de mais de 50 países, a série de workshops "Avanço Tecnológico e Convergência Econômica” [Technology Upgrading and Economic Catch-Up] chega a sua última edição no dia 22 de abril, de 9h às 11h (horário de Brasília). A série de workshops é o resultado de um esforço conjunto entre o programa InSysPo (sigla para Sistemas, Estratégias e Políticas de Inovação), parte do Departamento de Política Científica e Tecnológica, no Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp, Brasil), e algumas das principais instituições mundiais na área de estudos em inovação.

O seminário sintetizará as principais percepções e lições aprendidas nas quatro edições anteriores, ao mesmo tempo em que apontará caminhos para a investigação acadêmica e para as políticas públicas no contexto global pós-pandêmico. Para a edição final, o evento receberá os cinco editores do volume da Oxford University Press "The Challenges of Technology Upgrading and Economic Catch-Up in Emerging Economies" (“Os desafios tecnológicos e de convergência econômica em economias emergentes”). São eles: Jeong-Dong Lee (Seoul National University), Keun Lee (Seoul National University), Dirk Meissner (Higher School of Economics - NRU), Slavo Radosevic (University College London), e Nicholas Vonortas (George Washington University/Unicamp). O evento será realizado on-line através do Zoom (link disponível apenas para quem se inscrever), com transmissão ao vivo pelo canal do InSySPo no Youtube.

SOBRE A SÉRIE:

A série de workshops discutiu o estado da arte em relação às questões econômicas, políticas e ambientais ligadas ao avanço tecnológico e a convergência econômica de países emergentes e em estado de recuperação, explorando o assunto sob a perspectiva de diferentes países e instituições.

Além do InSysPo/Unicamp, co-organizaram o evento instituições como o Instituto para a Política Científica e Tecnológica Internacional, da Universidade George Washington (EUA); a Escola de Estudos Eslavos e do Leste Europeu, da University College London (Reino Unido); a Universidade Nacional de Seul (Coreia do Sul); a Escola Superior de Economia/National Research University (Rússia); e a Oxford University Press (Reino Unido).

Você pode assistir na íntegra as quatro primeiras edições da série nos links abaixo:

Workshop #1>  Capacidades Tecnológicas e Crescimento no nível nacional

Workshop #2> Capacidades Tecnológicas e Convergência Setorial

Workshop #3> Paradigmas Emergentes no Avanço de Capacidades Tecnológicas

Workshop #4> Políticas de inovação para o Avanço Tecnológico

Texto: Guilherme C. Silva