O Instituto de Geociências e o Instituto de Economia da Unicamp vão oferecer em parceria no 2º semestre de 2021 a disciplina "CE 873 - Tópicos Especiais em Economia XVII", que tratará de temas atinentes a "Capitalismo e crise ambiental: transições e alternativas". A docente Rosana Corazza, do IG, e o docente Paulo Fracalanza, do IE, através do Laboratório de Tecnologia e Transformações Sociais (LABTTS/IG), são os responsáveis pela disciplina, que será oferecida em formato remoto a estudantes interessados de todos os cursos de graduação da Unicamp e que estará aberta, também, para estudantes especiais de outras instituições de ensino superior.
A disciplina oferece uma perspectiva histórica e compreensiva das contribuições das Ciências Econômicas e de outras disciplinas e campos interdisciplinares sobre as relações entre sistemas socioeconômicos e sistemas naturais. Partindo do pensamento renascentista e clássico, passando pelo debate entre conservacionistas e preservacionistas no início do século XX e chegando ao ambientalismo moderno que se desdobra a partir da década de 1960, procura-se reconstruir alguns marcos deste percurso intelectual e das interpretações de economistas e outros cientistas sociais e naturais, sobre as relações entre sociedade e natureza.
Esta é a segunda vez que a disciplina é oferecida, trazendo como diferencial um ciclo de conferências com convidados, especialistas em temas que têm como referência reflexões e práticas sobre "Alternativas Sistêmicas rumo à Sustentabilidade da Vida". A disciplina conta com 4 créditos, totalizando 60 horas, distribuídas entre aulas (que serão realizadas de forma remota com acesso pela plataforma Google Meet, às segundas e quartas-feiras, das 14 às 16h) e o ciclo de conferências, que ocorrerá nas últimas semanas do semestre.
As matrículas para estudantes da Unicamp estão abertas entre os dias 12 e 27 de julho. Para estudantes especiais, as matrículas vão de 12/07 a 10/08, segundo o calendário da Diretoria Acadêmica (DAC), da Unicamp.
Acesse o Caderno do Programa da disciplina.