DPCT e DGEO são organizadores do IV Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e da Inovação

SIGCI

Entre os dias 10 e 11 de novembro ocorre o IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO – SIGCI, de modo virtual. O evento é organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco junto ao Departamento de Política Científica e Tecnológica e Departamento de Geografia do IG, à Faculdade de Ciências Aplicadas, e ao Instituto de Economia da Unicamp.

Nesta edição, o tema é “Aceleração digital, neoliberalismo e desequilíbrio global: tendências na geografia da inovação pós-pandemia”. A proposta é compreender como a aceleração digital e o neoliberalismo, intimamente associados ao desequilíbrio global, são elementos centrais do capitalismo contemporâneo, tanto em suas dimensões econômica, social, ambiental, científica, tecnológica e territorial. O tema proposto deve ainda estimular a imaginação sobre a geografia que esse “estágio” do capitalismo está produzindo, especialmente em vista da pandemia, ela mesma entendida como parte do desequilíbrio global, assim como as relações entre este e esforços no campo da ciência, tecnologia e inovação.

O simpósio é organizado por Janaína Pamplona e Fernando Mesquita, do DPCT, e Ana Cristina Fernandes, da UFPE. Também fazem parte da comissão organizadora pela Unicamp: Adriana Bernardes, André Sica, Lucas Baldoni, Marina Fontolan, Matheus Pereta, Renato Garcia, Ricardo Castillo, Suelene Mascarini, Victo José. A comissão científica da Unicamp é formada por: Adriana Bernardes, André Sica, Anna Carolina Navarro, Flávia Consoni, Mait Bertollo, Renato Garcia, Ricardo Castillo, Suelene Mascarini, Victo José.

Todas as informações sobre o evento, tais como inscrições e submissão de trabalhos estão disponíveis em: https://sigci.com.br/#/

O evento será transmitido pelo canal do Simpósio no YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCtG1eIcfcAIXx9JZfAEtGqw 

SIGGI