Bruce Lewenstein, da Universidade de Cornell, participará de webinar promovido pelo Geopi sobre comunicação pública de ciência e tecnologia

Bruce Lewenstein

No dia 10 de dezembro, às 13h30, o Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp (Lab-GEOPI) encerra seu ciclo de webinários 2021. Foram oito eventos online, em português e em inglês. Ao longo do ano, convidados do Brasil e do exterior discutiram temas como “the future of future studies”, “big data and evaluation”, “avaliação em tempos de covid” e “ciências da implementação: o desafio de aterrissar as políticas públicas”. Os encontros podem ser revistos no canal do Geopi no Youtube.

No 9° webinar do Geopi, que conta com parceria da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC) e será transmitido pelo canal da TV Unicamp no YouTube, os convidados são Bruce Lewenstein, da Universidade de Cornell, e Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp. Eles irão abordar temas relacionados ao conceito de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (CPCT). A apresentação de Lewenstein tem como título "Da popularização à CPCT: mudando a compreensão da ciência e dos públicos”; Knobel falará sobre a “Ciência contra o negacionismo e a pseudociência”.

Lewenstein é professor de divulgação científica e ex-diretor do Departamento de Estudos de Ciência e Tecnologia de Cornell. Mundialmente conhecido nos estudos de comunicação pública de ciência e tecnologia, seu trabalho tem duas áreas de impacto: educação para profissionais de CPCT e formulação de políticas de pesquisa sobre conhecimento público em relação à ciência e tecnologia (C&T). Ambas seriam ferramentas de alavancagem de uma melhor compreensão pública de C&T.

Ele é também membro fundador da Rede Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, que reúne profissionais dessa área de todo o mundo, e integra o conselho consultivo do recém-criado projeto Global SCAPE (Global Science Communication and Perception), iniciativa do projeto Horizon 2020, da União Europeia, que nos próximos dois anos pretende compor uma imagem global da divulgação científica.

Lewenstein e Knobel se conhecem desde 2007, quando o docente da Unicamp teve a oportunidade de visitá-lo em Cornell. Desde então, mantêm contato por meio de redes, conferências e atividades na área. “O professor Lewenstein é uma referência mundial na área de percepção pública de ciência e tecnologia. Tenho acompanhado seu trabalho por causa da minha vinculação com essa área, com a qual venho colaborando desde o início dos anos 2000, no Laboratório de Estudos Avançados Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Ele sempre foi muito generoso colaborando com grupos brasileiros”, disse o ex-reitor.

Leia a matéria completa no site da Unicamp

Por Eliane Fonseca Daré

Imagem: arquivo pessoal

Edição de imagem: Paulo Cavalheri