Unicamp adquire base de dados Geofacets

Geofacets

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) acaba de adquirir a pedido do IG a base de dados Geofacets, uma plataforma que permite obter informações de forma mais rápida e dados confiáveis contidos em publicações científicas reconhecidas pela comunidade acadêmica. Pesquisadores e estudantes de Geociências costumam dispender muito tempo pesquisando e formatando informações ao invés de utilizá-lo para fazer análise e interpretação de dados. O Geofacets, além de facilitar a pesquisa ao reduzir esse tempo, também é útil no processo de ensino-aprendizagem em salas de aula.

De acordo com a Elsevier, proprietária da tecnologia, a plataforma permite reduzir o tempo de pesquisa em até 50% e seu material atende às diversas sub-áreas das Geociências (Geologia, Geografia Física, Hidrologia, Pedologia, Climatologia/Meteorologia, Oceanografia, Paleogeografia), podendo ser útil também para outras unidades da Unicamp.

A ferramenta apresenta elementos de pesquisa e análise baseados em localização (georreferenciada) e permite uma busca inteligente, otimizando resultados em seu banco de dados que agrega uma vasta biblioteca temática. O Geofacets contém mais de dois milhões de elementos como mapas, figuras, imagens, fotos, tabelas que podem ser baixados ou exportados para outros softwares como Power Point, ArcGis, Petrel, Excel e Google Earth.

Os treinamentos serão oferecidos pela equipe Elsevier para toda a comunidade, como as que ocorreram em 2019 e 2020, quando foi apresentada a ferramenta. A equipe da Biblioteca do IG  irá participar para futuras orientações.

A soliticação foi feita a pedido do diretor associado do IG, o docente Emilson Pereira Leite. O processo de solicitação foi encaminhado pela docente Claudete Vitte, coordenadora da Biblioteca do IG.

Por Eliane Fonseca

Imagem: Elsevier