GEOLOGIA E GEOTECNIA APLICADAS A ESTRADAS

Unidade: INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
Responsável: ANA ELISA SILVA DE ABREU

GEOLOGIA E GEOTECNIA APLICADAS A ESTRADAS

Apresentar os conteúdos necessários para que os participantes tomem as decisões necessárias à contratação e execução das investigações geotécnicas em cada etapa do projeto, construção e operação de uma rodovia.

• Ementa: Tipos de rodovias e obras associadas, terminologias típicas da área de estradas, investigação utilizada em obras rodoviárias, critérios de decisão para investigação, cortes e aterros, estruturas de contenção, ensaios para controle de qualidade de execução de aterros, noções de drenagem, noções sobre tipos de pavimentos, técnicas adequadas a estradas rurais..
  • Pré-requisito: NÍVEL MÉDIO COMPLETO.
  • Tipo do curso: CURSO DE EXTENSÃO.
  • Público-alvo: Graduandos e graduados em engenharia civil, geologia, engenharia ambiental, engenharia de minas, tecnologia de pavimentação, tecnologia em construção civil, administração de empresas, outros profissionais envolvidos no projeto, construção ou operação de rodovias.
  • Professor(es) do curso: ANA ELISA SILVA DE ABREU , DAVID DE CARVALHO , IVAN JOSÉ DELATIM , LUIZ GUILHERME POGGIO TEIXEIRA.

Tipo de Curso de Extensão

Local do curso