Laboratorios del DGEO
Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO)
Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO)
O Laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) tem por objetivo desenvolver e compartilhar pesquisas acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação, atividades de extensão e práticas educacionais de formação inicial e continuada de professores de Geografia, sejam elas em ambientes formais ou não formais de Educação. No APEGEO estão sediados dois grupos de estudos: 1) TEAR : Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Políticas Educacionais e História da Geografia Escolar, liderado pelo professor Rafael Straforini e; 2) CARTOLOGIAS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografias e Tecnologias na Educação Geográfica, liderado pela professora Tania Seneme do Canto.
O grupo de estudos e pesquisas Tear foi criado com o objetivo de compreender as articulações discursivas existentes no processo de hegemonização dos sentidos de Geografia escolar, escola e conhecimento por meio das políticas educacionais e suas interconexões escalares e temporais, com destaque para as políticas curriculares e as de formação de professores. Ao longo dos últimos anos as pesquisas têm convergido para o sentido de ensino de geografia como prática espacial de significação discursiva.
O grupo de estudos e pesquisas Cartologias foi criado com o objetivo de refletir sobre as mudanças e possibilidades que as tecnologias digitais trazem para o mapeamento e a educação geográfica. Para tanto, seus integrantes se dedicam a investigar e compreender práticas e contextos em que a cartografia e/ou as tecnologias possam ser concebidas em sua multiplicidade, visando a produção de novas linguagens e sentidos para o ensino de geografia e a formação de professores.
Local
Instituto de Geociências, 2º andar, sala 206
Pessoas
Coordenação
Tânia Seneme do Canto, Rafael Straforini
Equipe
Wander Guilherme Rocha Carvalho, Francisco Fernandes Ladeira, Marielle Jacinta Pereira Costa, Guilherme Matos de Oliveira, Anniele Sarah Ferreira de Freitas, Raquel Almeida Mendes, Luciano Martins da Rosa, Vitor Scalercio, Gustavo Henrique Beraldino Teramatsu, Mariana Sartorato Marques, Laura Butti do Valle, Geane Cleisa Nogueira da Silva, Renan Pessina Gonçalves de Lima, João Luiz Cuani Junior, Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto, Pedro Henrique de Souza Rafael
Atividades
O Laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Ensino de Geografia. As atividades de pesquisa se concentram em duas linhas principais: uma ligada ao campo do currículo e das políticas curriculares e outra ligada ao campo das linguagens e das novas tecnologias. As atividades de ensino estão focadas formação de professores de geografia e de pesquisadores na área, a partir de disciplinas e orientações de pesquisas realizadas no âmbito do Curso de Licenciatura em Geografia da Unicamp e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma universidade. As atividades de extensão estão articuladas, principalmente, a programas e projetos que buscam estabelecer parcerias com escolas da região metropolitana de Campinas, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica, ambos financiados pela CAPES.
Equipamentos
O laboratório possui computadores, mesas, cadeiras e materiais didáticos e de pesquisa na área de Ensino de Geografia.
Laboratório de Análise Espacial e Sistemas de Informação Geográfica (LAESIG)
Laboratório de Análise Espacial e Sistemas de Informação Geográfica (LAESIG)
O Laboratório de Análise Espacial e Sistemas de Informação Geográfica é o espaço de pesquisas teóricas e aplicadas, e também de debate de ideias, do Grupo de Pesquisas sobre Métodos de Análise Geoespacial em Geografia - certificado pelo CNPq -, onde atuam pesquisadores, pós-graduandos e graduandos em Geografia do Instituto de Geociências da Unicamp.
Local
Sala 338
Pessoas
Coordenação
Marcos César Ferreira
Equipe
Édson Bolfe, Tatiane Duarte Silva Oliveira, Diogo Felipe Santos de Moura, Abner Matheus de Souza, Marisol Sawaya, Lucrêncio Silvestre Macarringue, Paulo Roberto Mendes Pereira, Kevin Hyslop, Danilo Carneiro Valente, Thiago França Shoegima, Leonardo Auge Levyman, Mariana Monteiro Navarro de Oliveira
Atividades
Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas e atividades formativas de pós-graduandos e graduandos do Instituto de Geociências da Unicamp, abordando os seguintes temas: sensoriamento remoto orbital, epidemiologia espacial, análise espacial de redes e modelagem espacial em sistemas de informação geográfica.
Além disso, no laboratório ocorrem reuniões periódicas sobre temas de interesse de pesquisa de pós-graduandos, e reuniões de orientação a teses, dissertações e monografias.
Equipamentos
Microcomputadores desktop e softwares de análise espacial e sistemas de informação geográfica.
Links
- http://lattes.cnpq.br/6996274715898393
- http://lattes.cnpq.br/0057537518393822
- http://lattes.cnpq.br/6427786707993429
- http://lattes.cnpq.br/4734352560209002
- http://lattes.cnpq.br/6649414910258126
- http://lattes.cnpq.br/8431945615291264
- http://lattes.cnpq.br/3728196618026010
- http://lattes.cnpq.br/9602690341985941
- http://lattes.cnpq.br/5516435496125523
Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG)
Laboratório de Epistemologia e História da Geografia (LEHG)
- Fomentar a pesquisa, a discussão e a análise crítica sobre a Epistemologia e a História da Geografia a partir da referência da sociologia da ciência e do conhecimento científico;
- Colaborar com o desenvolvimento das atividades de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Geociências em temáticas afins;
Local
Sala 307
Pessoas
Coordenação
Antonio Carlos Vitte
Equipe
Roberison Wittgeinstein Dias da Silveira, Kalina Salaib Springer, Alexandre Domingues Ribas, Fabrício Pedroso Bauab, Francisco de Assis Gonçalves Junior, Danilo Cardoso Ferreira, Deyse Fabrício, Sandra Estroges, Joyce de Oliveira Leitão, Marcio Henrique de Mello Pereira, Bryan Marques, Bruna de Almeida Valença, Kátia Dias Oliveira, Paulo Rufino
Atividades
- Fomentar a pesquisa, a discussão e a análise crítica sobre a Epistemologia e a História da Geografia a partir da referência da sociologia da ciência e do conhecimento científico;
- Colaborar com o desenvolvimento das atividades de Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Geociências em temáticas afins;
- Promover atividades como palestras, conferências, seminários temáticos específicos à formação de geógrafos na graduação e/ou na pós-graduação, com recortes temáticos dialógicos envolvendo tanto as ciências humanas quanto as ciências naturais;
- Promover e organizar eventos nacionais e/ou internacionais de forma presencial ou remota com temáticas sobre a Epistemologia e a História da Geografia, com a colaboração e participação de outros campos científicos afeitos a ciência geográfica, como no caso da geologia, dos estudos sociais em ciência e tecnologia, da biologia, da antropologia, e da filosofia, dentre outros;
- Articulação de uma rede de laboratórios nacionais e internacionais que tenham como temática a Epistemologia e a História da Geografia.
- Efetivação de grupos de estudos na temática do LEHG.
Equipamentos
Os equipamentos do laboratório (notebooks) são privados.
Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI)
Laboratório de Geografia Regional e de Geografia das Relações Internacionais (LAGERE-GRI)
O LAGERE-GRI visa criar um espaço de debate e aprofundamento teórico e prático nestas áreas de conhecimento, implementando ações de formação, de verificação e de colaboração, mas também buscando contribuir no entendimento da Geografia Regional da América Latina e da Geografia das Relações Internacionais, uma peculiaridade de estudos transdisciplinares que poucos cursos de Geografia apresentam no Brasil.
Local
Sala 307
Pessoas
Coordenação
Profa. Dra. Claudete de Castro Silva Vitte
Equipe
Matheus Lemos Parente, Luiz Fernando Ribeiro de Sales, Marcos Antonio Fávaro Martins, José Danilo Santos Cavalcanti de Araújo, Edilson Adão Cândido da Silva, Gustavo Glodes Blum, Raul Hentringer dos Santos, Mariana Graff Mazzott, Ana Luíza Rosolen Soares, Patrick José Borges Batista
Atividades
(i) Promover pesquisas em diversos níveis a respeito da Geografia Regional e da Geografia das Relações Internacionais, suas vertentes de análise e principais temas de debate; (ii) Ser um centro de concertação das atividades de pesquisa e reflexão na área de Geografia Regional e Geografia das Relações Internacionais;(iii) Desenvolver atividades de extensão junto à comunidade externa da Unicamp, a fim de atualizar constantemente os debates a respeito de temas atuais do mundo;(iv) Realizar eventos na área e participar em fóruns já consolidados de pesquisa, extensão e ensino nas áreas de Geografia, Relações Internacionais e outras afins, a fim de promover e expandir o conhecimento e debate na área.
Equipamentos
Mobiliário, sem equipamentos.
Laboratório de Geografia Urbana (GEOURB)
Laboratório de Geografia Urbana (GEOURB)
O laboratório de Geografia Urbana congrega estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores voltados para os estudos em Geografia Urbana e temas afins.
Local
Sala 208 - 1o. Andar
Pessoas
Coordenação
Lindon Fonseca Matias
Equipe
Atividades
Laboratório voltado para atividades de pesquisas realizadas por docentes e alunos de graduação e/ou pós-graduação.
Equipamentos
A infraestrutura do laboratório é composta por cinco (05) computadores Dell (desktop); uma (01) impressora jato de tinta tamanho A1, uma (01) impressora jato de tinta tamanho A4.
Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (LAB GEOMORFO)
Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (LAB GEOMORFO)
Nosso laboratório foca no desenvolvimento de pesquisas nacionais e internacionais relacionadas à Geomorfologia climática do quaternário, com ênfase na gênese e evolução de baixos terraços fluviais, marinhos e fluvio-marinhos, além de leques aluviais. Como ferramenta metodológica de datação, análise e discriminação das coberturas superficiais correspondentes a essas formas, utilizam-se técnicas de Luminescência Opticamente Estimuladas (LOE); biomineralizações (Fitólitos, espículas...) e de radar de superfície (GPR). Como base teórico-metodológica, adota-se a abordagem sistêmica, teorias do Equilíbrio Dinâmico e Probabilística aos estudos da Geomorfologia do Quaternário relacionados a escala de temporo-espacial da natureza e do ser humano.
Local
Sala 202 e Sala 204
Pessoas
Coordenação
Prof. Dr. Archimedes Perez Filho
Equipe
Salvador Carpi Jr., Paulo Henrique Moraes de Souza, Mateus Moriconi Prebianca, David Oldack Barcelos Ferreira Machado, Joyce Santiago Moreira, Jardel Estevam Barbosa dos Santos, Bruno Araújo Torres, Pedro Ítalo Carvalho Aderaldo, Luca Lämmle, Francisco Afonso Cavalcanti Júnior, Estevão Botura Stefanuto, Felipe Gomes Rubira, Vinícius Borges Moreira, Thomaz Alvisi de Oliveira, Everton Vinicius Valezio, André de Oliveira Souza
Atividades
Atividades de pesquisa a nível de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado relacionadas à geocronologia da paisagem, geomorfologia do quaternário, reconstituição da paisagem, correlação da gênese e evolução de baixos terraços fluviais, marinhos e fluvio-marinhos, além de leques aluviais, com pulsações climáticas holocênicas e a influência de processos naturais e antrópicos na elaboração dessas formas, em suas escalas espacial e temporal. Atividades de extensão junto à comunidade. O coordenador e os pesquisadores também ministram a auxiliam em disciplinas da graduação e da pós-graduação do instituto.
Estudos tomam como base a abordagem sistêmica aplicada à geografia física, assim como a teoria do equilíbrio dinâmico. Como recurso metodológico utiliza-se geotecnologias inovadoras, como SIG, LOE, análise química e granulométrica e uso de GeoRadar (GPR).
Equipamentos
O laboratório conta com acervo bibliográfico, equipamentos para trabalhos de campo e coletas de amostras, microscópios, peneiras para distinção de frações de areia, balança de precisão, mapoteca, utensílios de trabalho para o dia a dia e dentre outros.
Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN)
Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial (GEOPLAN)
O GEOPLAN, criado em 2001, busca estimular o ensino e a pesquisa sobre os novos usos do território brasileiro, objetivando contribuir para um planejamento territorial democrático a partir da possibilidade de intervenção no processo de transformação da sociedade.
Local
Sala 340
Pessoas
Coordenação
Adriana Maria Bernardes da Silva
Equipe
Ricardo Abid Castillo, Márcio Antônio Cataia, Vicente Eudes Lemos Alves
Atividades
O Geoplan é financiado por agências como a Fapesp, o CNPq e a Capes, recebe alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado, orientados ou supervisionados pelos docentes vinculados; desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Geografia Econômica, Planejamento Territorial, Geografia Regional e Geografia Agrária.
Equipamentos
Computadores (notebooks e desktops).
Laboratório de Pedologia (LabPed)
Laboratório de Pedologia (LabPed)
O Laboratório de Pedologia objetiva congregar docentes e alunos que possuam como temática central o estudo dos solos, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Local
Sala 111
Pessoas
Coordenação
Francisco Sérgio Bernardes Ladeira
Equipe
Atividades
As atividades do Laboratório de Pedologia são financiados com recursos de agências de fomento (Fapesp, CNPq, Capes) e de atividades de consultoria. O laboratório é essencial para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica, Iniciação Científica Ensino Médio, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. A equipe produz materiais didáticos utilizados no ensino básico e superior, além de desenvolver atividades de prestação de serviço na área de levantamento pedológico.
Equipamentos
O Laboratório de Pedologia possui os seguintes equipamentos principais: 4 trados holandeses com extensão de 7 metros; 3 penetrômetros; 3 clinômetros; 2 Topofil; 1 GPS; 5 Cartas Munsell; 1 altímetro de Pauling; 1 computador para tratamento de imagens, além de equipamentos para trabalho de campo na área de pedologia.
Laboratório de Produção Didática e Ensino de Geografia (LADIG)
Laboratório de Produção Didática e Ensino de Geografia (LADIG)
É um espaço interdisciplinar para desenvolvimento de pesquisas, estudos, discussões e atividades didáticas em Geografia, também de apoio a atividades de ensino, pesquisa e extensão em práticas didáticas em Geografia.
Local
Sala 307
Pessoas
Coordenação
Profa. Dra. Claudete de Castro Silva Vitte
Equipe
Antonio Carlos Vitte, Raul Reis Amorim, Gustavo Glodes Blum, Edilson Adão Cândido da Silva, Paulo Rufino
Atividades
- Realizar pesquisas teóricas e aplicadas em didática em Geografia;
- Pesquisar e desenvolver materiais didáticos de apoio ao ensino de Geografia e áreas afins;
- Ser um espaço de reunião e de convívio de alunos e docentes para a confecção de materiais didáticos, planejamento de aulas e outras atividades vinculadas a práticas didáticas em Geografia;
- Coordenar grupos de pesquisa voltados para temáticas de práticas didáticas em Geografia, bem como uma rede nacional de grupos de pesquisa e laboratórios de práticas didáticas em Geografia;
- Produzir, organizar e armazenar um acervo próprio físico e virtual de estudos, pesquisas, práticas, técnicas, estratégias e materiais didáticos de Geografia;
- Estimular alunos e docentes a participarem de eventos acadêmicos na área de práticas didáticas;
- Promover a formação continuada de professores do ensino fundamental e médio (rede pública e particular) em práticas didáticas, também para atualizar seus conhecimentos e compartilhar suas experiências;
- Criar um espaço de discussão, pesquisa e práticas didáticas para povos indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais.
Equipamentos
Móveis e utensílios, computador de mesa.
Links
Grupos de Investigación del DGEO
Análisis, planificación y gestión de cuencas hidrográficas con énfasis en áreas susceptibles de inundaciones y escombros
Análisis, planificación y gestión de cuencas hidrográficas con énfasis en áreas susceptibles de inundaciones y escombros
El grupo de investigación actúa en la ejecución de proyectos relacionados con el estudio de inundaciones y estiramientos y su relación con la gestión participativa de cuencas hidrográficas, prioritariamente la actuación de los comités de cuenca hidrogrática.
Geociencias y Sociedad
Geociencias y Sociedad
Este grupo de investigación pretende investigar cómo el conocimiento de las geociencias puede ser llevado a la educación formal y al público en general y las implicaciones de estos procesos para la sociedad. Esto en los más diversos ámbitos: adaptación a cambios ambientales, riesgos naturales, planificación urbana, gestión del agua y de los otros recursos naturales, ciclos productivos y gestión del territorio.
Geografía de las relaciones internacionales: Estado, economía, territorio e integración regional
Geografía de las relaciones internacionales: Estado, economía, territorio e integración regional
El grupo pretende abordar la geografía de las relaciones internacionales de América Latina y el Caribe a través de una agenda de investigación que privilegia estudios sobre procesos de integración regional, infraestructura; seguridad y defensa, desarrollo económico, recursos naturales y energéticos, geopolítica de los alimentos, gobernanza ambiental y urbanización. Teniendo la formación territorial como una categoría analítica y la escala geográfica como un instrumento interpretativo del sistema-mundo, se pretende contribuir a la comprensión de la geopolítica y geoeconomía de América Latina y el Caribe, el papel de los países latinoamericanos y caribeños en el sistema internacional, con sus organizaciones regionales, sus actores estatales y no estatales relevantes, sus alianzas, juegos de intereses, conflictos y cooperación, así como la presencia y relación con algunos Estados extra-regionales.
Geografía: Epistemología, Historia y Medio Ambiente
Geografía: Epistemología, Historia y Medio Ambiente
El grupo de investigación titulado Geografía: Epistemología, Historia y Medio Ambiente está formado por geógrafos y demás científicos sociales que presentan preocupación con la cuestión del espacio geográfico y sus representaciones, según la afirmación de que el espacio geográfica puede ser problematizado de varias formas y maneras e independiente de la línea de formación o especulación. Así, este grupo espera problematizar las cuestiones relativas a la historia y la epistemología de la geografía y a la cuestión ambiental, a partir de un diálogo entre la Geografía y las ciencias humanas y las Ciencias de la Tierra. Como eje de discusión el grupo busca abordar la cuestión de la formación del epistema geográfico a partir del recorte de la naturaleza y cómo ésta ha sido incorporada y transformada en el debate geográfica y en el contexto de la forma filosófica de la geografía y de las ciencias humanas. El despliegue inmediato de este debate es la cuestión de la empiricización y de las discusiones teóricas, metodológicas y de los modelajes en la geografía física. Dentro de este contexto, tratamos de especificar el debate tomando como referencia la geomorfología. Así, se están produciendo trabajos, coloquios y seminarios que buscan problematizar e insertar la cuestión de la naturaleza en la geografía y la geografia física dentro del debate filosófico, epistemológico, metodológico e incluso literario evaluando el desdoble del mismo en términos de constitución de la estructura geográfica y sus desdobles en el medio ambiente y en la enseñanza de geografía.
Geografía: Geopolíticas del conocimiento, Geografías del autoritarismo, Historias y Epistemologías del Saber y de la Ciencia Geográfica
Geografía: Geopolíticas del conocimiento, Geografías del autoritarismo, Historias y Epistemologías del Saber y de la Ciencia Geográfica
El grupo de investigación titulado Geografía: Epistemología, Historia y Medio Ambiente está formado por geógrafos y demás científicos sociales que presentan preocupación con la cuestión del espacio geográfico y sus representaciones, según la afirmación de que el espacio geográfica puede ser problematizado de varias formas y maneras e independiente de la línea de formación o especulación. Así, este grupo espera problematizar las cuestiones relativas a la historia y la epistemología de la geografía y la cuestión ambiental, a partir de un diálogo entre la Geografía y las ciencias humanas y las Ciencias de la Tierra. Como eje de discusión el grupo busca abordar la cuestión de la formación del epistema geográfico a partir del recorte de la naturaleza y cómo ésta ha sido incorporada y transformada en el debate geográfica y en el contexto de la forma filosófica de la geografía y de las ciencias humanas. El despliegue inmediato de este debate es la cuestión de la empiricización y de las discusiones teóricas, metodológicas y de los modelajes en la geografía física. Dentro de este contexto, tratamos de especificar el debate tomando como referencia la geomorfología. Así, se están produciendo trabajos, coloquios y seminarios que buscan problematizar e insertar la cuestión de la naturaleza en la geografía y la geografia física dentro del debate filosófico, epistemológico, metodológico e incluso literario evaluando el desdoble del mismo en términos de constitución de la estructura geográfica y sus desdobles en el medio ambiente y en la enseñanza de geografía.
Local
DGEO
Líderes
Antonio Carlos Vitte, Kalina Salaib Springer
Geotecnologías Aplicadas a la Gestión del Territorio
Geotecnologías Aplicadas a la Gestión del Territorio
El trabajo desarrollado por el grupo está dirigido al desarrollo de investigaciones de cunho teórico y práctico dirigido a la aplicación de geotecnologías (Cartografía Digital, Sensoriamiento Remoto, Sistema Global de Navegación por Satélites - GNSS, Sistemas de Información Geográfica - SIG) en las diversas actividades comprendidas por la gestión del territorio. A lo largo de los años ha contribuido a la formación de recursos humanos graduados y postgraduados, proporcionando subvenciones a políticas públicas, produciendo diversos resultados en forma de informes, trabajos de finalización de cursos de licenciatura, tesis de maestría y tesis doctorales y formulando nuevos conocimientos en el ámbito de la ciencia geográfica.
Local
DGEO
Líderes
Lindon Fonseca Matias, Ederson do Nascimento
Grupo de Estudios en Economía Política del Territorio
Grupo de Estudios en Economía Política del Territorio
Proyecto de investigación aprobado en la CAPES (2020/2022). CAPES Entre Mares - Combate y análisis del impacto del derrame del petróleo en las playas brasileñas. Título: Derecho al Mar Territorial: economía política de las ciudades del litoral brasileño Vigencia: 01/2019 a 01/2023 FAPESP (proceso número 2021/00183-4). Título: Derecho al mar: economía costera de la Región Metropolitana de la Grande São Luís (MA). Vigencia: 12/2022 a 11/2024
La dinámica de los paisajes en ambientes costeros
La dinámica de los paisajes en ambientes costeros
El objetivo de los trabajos vinculados a este grupo de investigación, se refieren a la investigación y análisis de los procesos morfogenéticos que rigen la organización del paisaje en el medio costero, considerando también los impactos relacionados con el uso y ocupación antrópica de estos ambientes.
Logística, agricultura y uso del territorio brasileño
Logística, agricultura y uso del territorio brasileño
Las actividades del grupo están pautadas en las siguientes líneas de investigación: Logística de productos agrícolas en el territorio brasileiro, Regulación de los sistemas de transporte y energía eléctrica en Brasil y Tecnologías de la información y territorio brasileño.
Local
DGEO
Líderes
Ricardo Abid Castillo, Ricardo Mendes Antas Junior
Métodos avanzados de análisis geoespacial
Métodos avanzados de análisis geoespacial
Las actividades del grupo están enmarcadas en las siguientes líneas de investigación: Difusión Espacial y Cartografía del Tiempo, Epidemiología Espacial, Modelado espacial y mapeo de riesgos ambientales y Teledetección Espaciales y Mapeo Terrestre.
Solos, Paleosolos y Dinámica del Paisaje
Solos, Paleosolos y Dinámica del Paisaje
El grupo trabaja en 3 áreas principales teniendo como eje central la pedogénesis y procesos de intemperismo: 1. pedogenesis de suelos actuales y sus relaciones con las formas de relieve y sitios arqueológicos; 2. paleosolos cuaternarios y prequaternários; 3. paleosuperficies y su asociación con suelos y perfiles de alteración, buscando comprender la evolución del paisaje geomorfológico de larga duración. Actualmente el grupo tiene trabajos en Argentina, Paraguay y Brasil (Piauí, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Matu Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo y Paraná).
Taller de Investigación y Prácticas en Enseñanza de Geografía
Taller de Investigación y Prácticas en Enseñanza de Geografía
El objetivo del grupo es actuar en enseñanza, investigación y extensión en el área de Enseñanza de Geografía, con sus interlocuciones en las áreas de Ciencias Humanas y Geociencias.