Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Bolsistas Supervisores para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-Unicamp).
Convite para a exposição dos trabalhos do Núcleo de Estudos Ambientais e Litorâneos (NEAL), sob coordenação da professora Regina Célia de Oliveira, do Departamento de Geografia do IG.
Nos dias 22 e 23 de agosto ocorrerá o 2º Seminário Aberto: Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural
O evento ocorrerá das 8h30 às 17h10 na sala de cinema da Casa do Lago.
O seminário é organizado pelo Grupo de Pesquisa Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural (Geopatri), sob coordenação da docente Maria Tereza Duarte Paes, do Departamento de Geografia.
Este artigo busca analisar a rede urbana no oeste baiano, com destaque para a rápida expansão da influência regional de Luís Eduardo Magalhães. Além desta, destacam-se também Barreiras e Bom Jesus da Lapa como as cidades que possuem maior centralidade na região. Para isso, pautou-se em três estudos realizados pelo IBGE, quais sejam: REGIC (2008; 2018) e Gestão do Território (2014).
O texto propõe discutir a importância dos vaqueiros, dos agregados e dos posseiros no povoamento do Piauí entre os séculos XVIII e XIX. Busca-se identificar de que maneira tais sujeitos sociais contribuíram para a formação territorial daquela então província, na qual a pecuária se tornou a principal atividade econômica condutora da ocupação. Embora as sesmarias fossem concessões fundiárias da coroa portuguesa ao donatário, a ausência dele na administração das fazendas de gado era frequente.
O objetivo dos trabalhos vinculados a este grupo de pesquisa, referem-se a investigação e análise dos processos morfogenéticos que regem a organização da paisagem no ambiente costeiro, considerando ainda os impactos relacionados ao uso e ocupação antrópica destes ambientes.
O petróleo vem ganhando cada vez mais importância na pauta de exportações de Gana desde 2010, quando o país passou a explorar comercialmente as suas reservas. Em 2021, o país já figurava como o oitavo maior produto do continente. Partindo da formulação teórico-metodológica da “formação socioespacial”, este artigo busca compreender a organização da economia do petróleo em Gana, considerando os arranjos estabelecidos entre as forças produtivas e as relações de produção deste território da África Ocidental ao longo do processo histórico.