O convênio foi negociado no âmbito de uma cooperação com o DPCT/IG, em torno do tema do empreendedorismo para a construção de uma economia pós-petróleo.
A North University assina o primeiro convênio de cooperação com a UNICAMP em São Paulo, ocupando o primeiro lugar entre as universidades da América Latina (World University Rankings).
O pano de fundo do acordo com a UNICAMP é o projeto de escola de verão brasileiro-norueguês ExPOSE.
"É divertido que esse tipo de organização dos estudos seja de interesse", diz o pós-doutor Robert Rivas Hermann, da Business School, gerente de projetos da ExPOSE.
Primeiro, Rio de Janeiro, então Bodø. O projeto da escola de verão brasileiro-norueguesa assinou acordos de cooperação com três universidades brasileiras, que são os primeiros acordos do Norte com universidades na América Latina (foto: Per Jarl Elle).
Oito alunos participaram da primeira parte da escola de verão, realizada nas cidades brasileiras do Rio de Janeiro, Niterói e Volta Redonda, e no final de julho.
No início de agosto, a segunda parte foi realizada na Universidade Norte dos Doze alunos de mestrado e doutorado norueguês e brasileiro.
Mais acordos cooperativos no Brasil
Além do acordo da UNICAMP, a Universidade Nord entrará em acordos de cooperação semelhantes em pesquisa e educação com outras duas universidades brasileiras:
- Universidade Federal Fluminense (UFF)
- Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação, Rio Grande do Sul (Brasil) (IFRS)
O colégio universitário brasileiro-norueguês em 2018 é chamado ExPOSE (Oportunidades Empreendedoras em Economias Pós-Petróleo).
- O tema do ExPOSE é a transição da economia do petróleo para uma economia sustentável, e
Essa mudança envolve transferência de conhecimento e empreendedorismo ", afirma o pós-doutorado Robert Rivas Hermann, da Business School.
ExPOSE consiste em palestras e trabalhos em grupo com palestrantes convidados da Noruega e do Brasil.
- O trabalho do grupo é baseado em questões reais nas economias brasileira e norueguesa. Estes são desafios próximos que os estudantes discutem e convidam a apresentar sugestões fundamentadas para soluções, e soluções especiais que delineiam a transição da economia do petróleo para uma economia sustentável ", disse Hermann.
Mais conhecimento sobre empreendedorismo
Além de coleções físicas, a escola também inclui educação on-line.
Em Bodø, os estudantes também visitaram o Parque de Conhecimento da Incubadora de Bodø e Salten.
A escola de verão brasileiro-norueguesa também é financiada pela Direção de Internacionalização e Ensino Superior (DikU) e pela Rede Norueguesa de Pesquisa da América Latina (NorLARNet) da Universidade de Oslo.
Mais informações: https://www.nord.no/no/aktuelt/nyheter/Sider/Nord-universitet-apner-for-Brasil.aspx