IG recebe visita de representante da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

O Instituto de Geociências (IG) recebeu na terça-feira, 30, a visita do gerente do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Alessandro Colucci. O objetivo da visita foi apresentar as atividades do Centro e estabelecer um primeiro contato para possíveis parcerias com o IG e com a Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), cujo diretor executivo é o docente Roberto Xavier.

Alessandro Colucci
Alessandro Colucci

Os Centros de Competência articulam a indústria alemã com a indústria extrativa. Além do Brasil, há tais centros na Austrália, no Chile, no Canadá, no Peru e na África do Sul. Na visita, Alessandro falou sobre essa rede mundial e sobre o que a Alemanha pode oferecer em termos de parceria na área de mineração, o que inclui tecnologia para máquinas, mapeamento e otimização de processos e gestão de recursos. Também apresentou as potenciais áreas de cooperação de interesse alemão. Entre elas, trocas de experiências, formação e aperfeiçoamento de mão de obra especializada, recuperação de áreas degradadas e mensuração de impacto ambiental.

Participaram da reunião o diretor do IG, Sérgio Salles, o diretor executivo da ADIMB, Roberto Xavier, os docentes do Instituto Marko Monteiro, Alfredo de Campos e Diego Ducart, a aluna de pós doutorado Edilaine Camilo, além dos alunos Rafel e Igor, representantes do Student Chapter da Society of Exploration Geophysicists (SEG).

ReuniãoReunião