Carlos Nobre proferirá palestra sobre Amazônia nos 40 anos do IG

Carlos NObre

O professor e cientista Carlos Afonso Nobre, um dos mais renomados especialistas na área de mudanças ambientais globais, participará das comemorações dos 40 anos do Instituto de Geociências, que será celebrado nos dias 19 e 20 de setembro. O pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP irá proferir palestra sobre a Amazônia durante a programação do dia 19.

Carlos Nobre, que é doutor em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dedicou sua carreira aos estudos da Amazônia e ciência climática, coordenando estudos sobre florestas tropicais e desmatamento. Lançou recentemente em evento da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura em Montevidéu, no Uruguai, o conceito da 3ª Via Amazônica/Amazônia 4.0  (The Amazon Third Way/Amazonia 4.0), que foca na sustentabilidade,  mudando o paradigma de desenvolvimento daquela região.

O pesquisador é membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC) desde 2003; da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), na categoria de Astronomia, Espaço e Ciências da Terra desde 2006; e é membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS) desde 2015.

Redação: Eliane Fonseca

Foto: SEC/ASCOM