Três trabalhos desenvolvidos no IG foram apresentados em pôsteres durante o VII Simpósio dos Profissionais da Unicamp (SimTec), que ocorreu entre os dias 8 e 11 de setembro. O SimTec tem como finalidade proporcionar espaço institucional que permita a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos funcionários nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
O pôster “Caracterização microtextural e grãos de quartzo por microscopia eletrônica de varredura (MEV)”, que teve como autores Érica Tonetto, André de Oliveira Souza, Archimedes Perez Filho, apresentou um estudo não comum para a área de geografia. “A microscopia eletrônica é uma técnica muito corriqueira. O que acontece que é muita gente não sabe para que ela serve. Esse caso foi um estudo em geografia, que não são usuários comuns de microscopia eletrônica. Foi uma parceria com o professores André e Archimedes que trouxeram o desafio para laboratório de estudar a morfologia dos grãos de quartzo do Vale do Ribeira e do Rio Paraíba do Sul, tentando entender a geomorfologia dessa região através da morfologia dos grãos de areia”, informou Erica.
Já o pôster “Laboratório de Geologia Isotópica: sala limpa”, de autoria de Margareth Navarro e Thais de Paula Marteleto, divulgou a infraestrutura existente no Laboratório de Geologia Isotópica do IG. “A infraestrutura resulta em uma sala limpa onde a quantidade de partículas presentes no ar é controlada para minimizar contaminações. Só assim é possível realizar determinações isotópicas e elementares em teores baixíssimos”, destacou Margareth.
O pôster “Mapeamento de processos do Instituto de Geociências”, de autoria de Rita Karasawa, Adriana Garutti, Nara Rossi, Claudia Reis e Neide Furlan, tem um caráter institucional. “Nosso trabalho apresenta um mapeamento de processos do IG, que até então não tínhamos registrado em nenhum lugar. Estamos na reta final e acho que será um bom trabalho pro IG”, aponta Adriana. Para a secretária do Departamento de Política Científica e Tecnológica, a abertura que a Unicamp dá aos funcionários para que participem e apresentem seu trabalho é muito importante. “Isso viabiliza o trabalho que cada um tem feito no seu setor, na sua área na Unicamp como um todo”, destacou.
Texto e foto: Eliane Fonseca