Ciência e Arte "Povos da Amazônia" - Sarau dos Saberes

CAPovos

O novo programa Ciência e Arte "Povos da Amazônia" (CAPA) - Santander/UFPA/Unicamp tem como objetivo possibilitar o contato de alunos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas da Universidade Federal do Pará com a vida acadêmica e com os docentes, pesquisadores e discentes que compõem a comunidade universitária da Unicamp. O CAPA visa ainda estimular a vocação dos estudantes para a pesquisa científica e artística, apresentando aos alunos os desafios atuais da ciência e o ambiente dos grupos de pesquisa da Universidade, envolvendo-os no desenvolvimento de atividades nas áreas de artes, ciências humanas, exatas e da terra, ciências biológicas e da saúde e tecnologia.

O IG teve um projeto contemplado: "Ciência, Tecnologia, Sociedade e Inovação 'Povos da Amazônia no Instituto de Geociências' intercâmbio de experiências e conhecimentos interculturais", orientado pela docente Leda Maria Caira Gitahy.

No dia 18 de fevereiro ocorrerá o Sarau de Saberes, encerramento das atividades do projeto CAPA 2020 do IG.

Veja a programação:

SARAU DOS SABERES

DATA: 18/02/2020

LOCAL: Saguão do Instituto de Geociências (IG/Unicamp)

HORÁRIO: 9h-17h

EXPOSIÇÕES

Durante todo o período

Varal com infográficos, fotografias e mapas da cartografia social;

Vídeos produzidos no âmbito do CAPA 2020;

Jogos;

Feirinha de artesanato;

Espaço aberto para participação dos convidados, incrementando o varal.

MANHÃ

Visita guiada pela exposição

TARDE

14h-15h30

Diálogos

Breno Rodrigues Demétrio: apresentação e discussão de vídeo sobre cultura quilombola;

Valdriana Lira da Costa: declamação de texto sobre CAPA 2020;

Marcos Samuel Costa da Conceição: apresentação sobre cultura Marajoara;

Equipe IG CAPA 2020: impressões sobre a experiência.

(com microfone aberto ao debate)

15h30-17h

Sarau

Poesia;

Música paraense e campineira;

Danças tradicionais;

- Mostra de culinária paraense (mingau e bolo de macaxeira).

Veja o convite dos alunos Marcos e Valdriana, da UFPA: https://bit.ly/39yr4yE