Boletim Covid-19 - DPCT/IG n.° 9

B9


É com grande satisfação que publicamos mais uma edição dos BOLETINS DPCT/ IG/ UNICAMP, agora com novo layout e com informações sobre o Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Mantivemos a mesma abordagem interdisciplinar, que é característica de nossas pesquisas para olhar para os impactos da Covid-19. 

Gostaríamos de registrar um agradecimento especial às pesquisadoras Ana Maria Nunes (pós doutoranda do DPCT/IG) e Gedalva Souza (doutoranda do DPCT/IG) pela nova arte do Boletim.

Boa leitura!

Comitê de Seleção e Avaliação dos Boletins 



Este 9° Boletim analisa a influência da pandemia nas atividades e no desempenho do setor agropecuário brasileiro, mapeando as perspectivas identificadas por especialistas e na literatura. Ainda que o setor, como um todo, tenha reagido positivamente frente aos acontecimentos, os impactos foram bastante diferentes em cada cadeia produtiva, tendo em vista algumas ações preventivas tomadas como: as medidas de isolamento social, a paralisação do setor de restaurantes, hotelaria e eventos e o fechamento de fronteiras internacionais em alguns países.

Neste contexto de crise, a resiliência aparece como característica importante para a sobrevivência dos empreendimentos, tanto durante como também após a pandemia, com foco em sua prosperidade no longo prazo, tendo em vista a expectativa de mudanças (ainda bastante incertas) no cenário competitivo e no comportamento.