Projeto do IG é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura

Exposição tempo profundo

O projeto da exposição “Tempo profundo: rochas, dinossauros e muito mais!’, idealizada pela docente Carolina Zabini, do Departamento de Geologia e Recursos Naturais do IG, foi homologado pela Lei de Incentivo à Cultura e agora passa à fase de captação de doações e patrocínios.

De acordo com Carolina, a intenção é “montar uma exposição interativa, com conteúdo científico e que ensine e ao mesmo tempo divirta os visitantes. Queremos levar os conhecimentos produzidos no IG para fora da Universidade. Uma exposição também é um local de construção de conhecimento. Então, queremos fornecer bases para as pessoas conhecerem como a ciência é produzida e isso é muito importante para formarmos cidadãos mais conscientes de seus papéis na sociedade”. A exposição pretende mostrar o tempo decorrido desde a formação do planeta Terra até os dias de hoje em um espaço interativo com realidade aumentada, túnel imersivo e atividades lúdicas; além de amostras e modelos de organismos. 

Segundo Carolina, a exposição também está sendo elaborada de forma a funcionar como um laboratório para o desenvolvimento de atividades de pesquisa em ensino de geociências no âmbito do programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências da Terra do IG.

As docentes Frésia Soledad Ricardi Torres Branco e Ana Elisa Silva de Abreu, ambas do DGRN/IG, participaram da elaboração do livro-proposta publicado em 2018, como coautoras de capítulos. Outros professores de outros Institutos e Universidades também colaboraram na concepção do livro. O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp está envolvido, assim como o Instituto Princípia, que cedeu o local em São Paulo para abrigar a exposição entre julho e outubro de 2021. Segundo a docente do IG, a Track Comunicações é a proponente do projeto frente à Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

Um crowdfunding (vaquinha virtual) está aberto até o fim do ano para arrecadar suporte financeiro para a exposição. Há categorias de recompensas conforme o valor doado. Os interessados em colaborar devem acessar https://www.mc.unicamp.br/paginas/tempo-profundo, seguir o projeto nas redes sociais (Exposição Tempo Profundo no Facebook) ou entrar em contato com a docente pelo e-mail cazabiniatunicamp.br.

Carolina Zabini
A docente do IG Carolina Zabini, idealizadora da exposição

 

Por Eliane Fonseca

Foto e imagem: arquivo pessoal