Relatório de Atividades 2019-2020

IG

É com prazer que apresentamos nosso Relatório de Gestão referente ao período de 2019 a 2020. Trata-se de um período particularmente importante porque cobre não apenas um ano de normalidade (2019) como também um ano atípico (2020), pautado pela pandemia da COVID-19. As incertezas sobre os cenários político e econômico do país, que já vinham exigindo uma ação importante do Instituto em ampliar esforços de busca de projetos e ampliação da visibilidade e da produção acadêmica de maneira geral, foram acentuadas com a chegada da pandemia ao país.

A Unicamp foi corajosa e se antecipou, evitando que o crescimento da doença pegasse a universidade despreparada e causasse danos irreparáveis. A decretação do distanciamento e a instituição das atividades remotas foi um passo decisivo que protegeu milhares de vidas, não apenas das cerca de 50 mil pessoas que circulam diariamente pelo campus, mas também de seus familiares, amigos e pessoas com quem teriam contato e poderiam acelerar a curva de transmissão. O IG, nesse contexto, organizou-se para o enfrentamento da pandemia. Ouviu sua comunidade em muitas ocasiões, discutiu medidas, reviu programas e cronogramas. As comissões trabalharam para reorganizar as atividades de graduação, pós-graduação, extensão, pesquisa, laboratórios, além, é claro, das atividades administrativas.

Houve mobilização de todos para angariar computadores e emprestá-los a estudantes que tinham dificuldades de acesso à Internet. Houve uma ampla disposição de toda comunidade para reconfigurar em suas rotinas de forma a manter atividades remotamente. E assim foi feito. Cursos de Graduação e Pós-Graduação foram mantidos, assim como atividades de Extensão e Pesquisa foram continuadas. Evidentemente que isso não se deu sem dificuldades, mas com incrível força de vontade, criatividade e dedicação conseguimos fechar o ano de 2020 com boa parte das atividades realizadas.

A produção científica do Instituto ficou muito bem colocada, seja em número de publicações e de citações, seja na proeminência dos temas pesquisados. O “Field Weighted Citation - FWC” (medida da plataforma Scival que considera citações por subárea do conhecimento, período e tipo de revista) vem se mostrando dentro da média global. Cerca de 41% da produção científica vêm sendo feita com colaboração internacional – a média do Brasil é de 33% e a da Unicamp de 37%. As publicações do IG aparecem com um FWCI 27% superior à média global para as áreas do conhecimento nas quais ela foi medida. Cerca de 40% das publicações ocorrem no top 10% de revistas, medido pelo Journal CiteScore da Scopus – a média do Brasil é de 20% e a da Unicamp  de cerca de 27%. A cooperação com empresas, medida pelas publicações científicas em coautoria, é de 6,3%, enquanto a média nacional desse indicador é de 2%.

Assim, o IG vem conseguindo se destacar academicamente em todas suas áreas de atuação, com evolução cada vez mais equilibrada entre ensino, pesquisa e extensão, atividades interdisciplinares, cooperação internacional e nacional, formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, ações comunitárias e modernização administrativa.

Convidamos à leitura desse relatório, ao uso dos vários links (em azul claro) que levam a matérias, notícias, sites e vídeos que ilustram um pouco do que vimos realizando no último biênio.

Um abraço,
A Direção

 

Relatório 2019 - 2020

Acesse pela imagem acima (em PDF) ou por aqui (em e-book).