Vídeo produzido por doutoranda em Geociências é vencedor do concurso internacional “On The Rocks”

Kamila Fernandes

O vídeo "The Greatest Gift" produzido por Kamila Fernandes, doutoranda do Instituto de Geociências da Unicamp, é o vencedor do concurso “On the Rocks Geological Film Festival” na categoria "The Best Animation Film". A cerimônia de premiação ocorrerá na terça-feira, dia 14, às 6h30 (horário de Brasília) e será transmitida pelo canal do “On the Rocks” no Youtube.

O vídeo une parte da história familiar de Kamila ao tema de sua pesquisa no doutorado. “Este ano, eu iniciei um projeto pessoal sobre pesquisa genealógica que acabou se tornando um dos meus hobbies. Entre inúmeras reflexões durante estas viagens ao passado, eu percebi que levou cinco gerações de mulheres em minha família para que chegássemos ao primeiro diploma de ensino fundamental ao longo de quase 150 anos. Foi o meu. E hoje eu estou aqui no meio de um doutorado. Isso me despertou a necessidade de encontrar alguma forma de expressar minha homenagem a esse lado familiar materno que é o que mais conheço, por enquanto, especialmente pensando em suas mulheres que dentro do que podiam e entendiam fizeram escolhas que contribuíram para que eu tivesse uma caminhada muito menos árdua em direção à Educação”, conta a doutoranda. Em sua tese, Kamila vai delinear a evolução de depósitos de sulfeto maciço vulcanogênico na Província Carajás, aplicando geoquímica isotópica e de elementos-traço.

Kamila é primeira brasileira a ganhar o prêmio, que já teve outras 3 edições em 2017, 2018 e 2019. “Ela é uma pesquisadora muito dedicada e comprometida. Esse prêmio reflete seu empenho como cientista e divulgadora. É uma forma de retribuir para a sociedade”, destaca Carolina Moreto, que orienta a estudante. Carolina e Gustavo Melo, que é coorientador de Kamila, participaram da revisão final do vídeo com sugestões pontuais sobre o conteúdo e aspectos técnicos.

O festival de filmes com a temática das Geociências é uma iniciativa da Sociedade Italiana de Geologia, da Sociedade Italiana de Mineralogia e Petrologia e da Sociedade Italiana de Paleontologia. Os participantes puderam compartilhar pesquisas, paixões ou novas ideias sobre a Terra de forma criativa voltada ao público não-especialista em um vídeo com menos de 4 minutos e 55 segundos. Nessa edição, os vídeos submetidos concorreram em 7 categorias: melhor filme, melhor história, melhor roteiro, melhor filme solidário, melhor filme de estudante, melhor filme de animação e melhor filme experimental.

Kamila já havia sido uma das finalistas no concurso “Minha Pesquisa em 3 minutos”, realizada em 2021 pela Pro-Reitoria de Pos-Graduação da Unicamp, tendo recebido menção honrosa. “É realmente uma honra abrir esse caminho e contribuir para chamar a atenção para eventos como On The Rocks que buscam promover a divulgação científica das Geociências de forma mais acessível a todos e no meio digital”, conta. Kamila receberá o prêmio de mil euros.

Leia a matéria no Portal da Unicamp

Por Eliane Fonseca

Foto: arquivo pessoal