Título de Pesquisador Emérito do CNPq será conferido a Carlos Américo Pacheco

Carlos Américo Pacheco

O professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) do IG Carlos Américo Pacheco vai receber o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A distinção é conferida a pesquisadores pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e por seu renome junto à comunidade científica. A cerimônia ocorrerá nesta quarta-feira (06/10), às 18 h, durante a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Pacheco é diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), é mestre e doutor em economia pela Unicamp e pós-doutor em economia pela Columbia University.

Foi secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e presidente do Conselho de Administração da Finep (1999-2002), subsecretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (2007), reitor do ITA (2011-2015) e diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM, 2015-2016).

No primeiro semestre de 2021, junto com os docentes Maria Beatriz Bonacelli e André Furtado, Pacheco lecionou no PPG-PCT a disciplina CT010 - Introdução à Política Científica e Tecnológica.

A cerimônia de entrega será transmitida pelos canais do CNPq, da Academia Brasileira de Ciências e da Marinha no YouTube.

 

Por Eliane Fonseca, com informações da Agência Fapesp

Foto: Antoninho Perri, na celebração dos 40 anos do IG