Grupo coordenado pelo IG faz visita técnica à Serra do Japi

Serra do japi

Texto publicado originalmente no site da Prefeitura de Jundiaí.

A Fundação Serra do Japi recebeu nos dias 13 e 14 de julho um grupo de docentes, funcionários e alunos do IG e de professores de instituições estrangeiras. A visita técnica contou com a presença de Antonio Ioris, da Universidade de Cardiff, do Reino Unido; de Nereyda Padilla, da Universidad de Cienfuegos, de Cuba; de Tereza Gomez e Steven Petersen, da Universidade de Utah, dos Estados Unidos; de Regina Célia de Oliveira, Salvador Carpi Junior e alunos do curso de pós-graduação em Geografia do IG.  

A equipe de estudiosos foi recebida pela superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes, e participaram de uma trilha pela Serra. “Foi um encontro muito interessante para todos os participantes e que nos mostrou que toda a dificuldade e problemática que enfrentamos para manter a área da serra preservada, monitoramento de presença e de atividades não adequadas são importantes. Esses quase 40 anos de preservação produziram importantes resultados. O interesse de estudiosos e pesquisadores de outros países mostram que a Serra tem grande potencial para gerar conhecimento científico”, afirmou Vânia.

A visita aconteceu no contexto do projeto PRINT, que é um projeto de internacionalização entre Unicamp, CAPES e o Programa de Pós-Graduação de Geografia do IG. Há algumas universidades parceiras desse programa, como a Universidade de Utah, nos Estados Unidos. "Temos a possibilidade de novas visitas e o desenvolvimento de projetos que estão em curso", afirmou a docente do IG Regina Celia, que viajou a Salt Lake com intenção de fechar um convênio acadêmico entre Unicamp e a universidade americana. 

Eliane F Daré, com informações da

Assessoria de Imprensa da Pref. de Jundiaí
Fotos: Divulgação AI Pref. Jundiaí

Início