No dia 17 de novembro, o Instituto de Geociências receberá Pierre Dardot, filósofo e pesquisador do laboratório Sophiapol da Universidade Paris-Nanterre que se dedica há anos ao estudo e análise da obra de Karl Marx. Ele ministrará a conferência "Soberania de Estado, constitucionalismo e democracia", às 19h30, no auditório Milton Santos, do IG.
A conferência integra o II Seminário Internacional "Espaço urbano, pobreza e neoliberalismo: Construção e reconstrução das práticas espaciais coletivas", que faz parte das comemorações dos 20 anos do Programa de Pós-graduação em Geografia da Unicamp.
As cidades nos países de formação periférica expressam uma normatividade neoliberal. De um lado, a atualização da precarização do trabalho e a expansão da pobreza urbana apresentam-se como inscrição material de uma tecnosfera que se quer imagem racional de um mundo dito moderno. Por outro lado, uma psicoesfera que envolve a produção de discursos apologéticos ao empreendedorismo e à competição generalizada entre os indivíduos. Esses processos precisam ser compreendidos dialeticamente.
Nesse sentido, o seminário propõe uma reflexão sobre o tempo presente e sobre as práticas de resistência e solidariedades coletivas. Em face à fragmentação da cidadania territorial promovida pela normatividade neoliberal, impõe-se a cidade como espaço banal ou espaço do comum.
Veja a programação completa do Seminário Internacional, que é um evento interinstitucional da UFF/Campos, da Unicamp e da USP: