II Workshop Internacional de Geomorfologia do Quaternário

workshop archimedes

O “II Workshop Internacional de Geomorfologia do Quaternário: Geocronologia de ambientes fluviais e costeiros” ocorrerá entre os dias 2 e 3 de março de 2023 no auditório do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas e será organizado pelo Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental.

Dando sequência ao I Workshop realizado virtualmente no final de 2020, em decorrência da pandemia, o evento pretende continuar integrando a comunidade científica paulista, brasileira e internacional ligada aos estudos de ambientes quaternários pelo viés geomorfológico, com temas centrais ligados aos estudos das formas e depósitos associados à dinâmica fluviomarinha e marinha em ambientes de transição ao longo do Pleistoceno Superior e Holoceno, apontando como os impactos das mudanças climáticas podem ser absorvidos, reconhecidos e interpretados nestes sistemas naturais.

A base metodológica das pesquisas a serem apresentadas no evento gira em torno de novas geotecnologias e técnicas que passaram a ser incorporadas para complementar estudos pioneiros desta natureza, com considerável avanço sobre metodologias capazes de agregar novos dados e suplantar novas interpretações, como a utilização de sensores remotos, geocronologia absoluta (LOE), análise fractal, deep learning (entre outros), sobretudo quando a temática das mudanças climáticas passa a ser pauta científica global e as ciências da terra se colocam como arcabouço fundamental para o avanço do conhecimento.

Destaca-se que o evento tem apoio e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e contará com palestras e apresentações de professores e pesquisadores internacionais, como Carlo Donadio e Sergio Bravi, do Departamento de Ciências da Terra, do Ambiente e dos Recursos (DiSTAR) da Universidade de Napoli Federico II. O professor e o pesquisador virão à Unicamp a partir de acordo de cooperação científica entre o Departamento de Geografia do IG/Unicamp e o departamento de Ciências da Terra da Universidade de Napoli Federico II, firmado pelo docente Archimedes Perez Filho (Unicamp) e pelo professor Carlo Donadio (Universidade de Napoli Federico II).

O evento terá palestras de Pedro Manuel Rodrigues Roque Proença e Cunha (Universidade de Coimbra), Maria Vitória de Soto Bäuerle (Universidade do Chile) e  Luiz Carlos Ruiz Pessenda (CENA, USP/ESALQ – SP).

Além das palestras, o workshop também contará com apresentações de trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental e de pesquisadores convidados de outras instituições. A programação do evento será divulgada mais adiante.

Convidamos toda a comunidade científica interessada em assistir e prestigiar o evento.

Comissão organizadora